Fundo LAB - Lélia Abramo

Identity area

Reference code

LAB

Title

Lélia Abramo

Date(s)

  • 1973 - 1999 (Creation)

Level of description

Fundo

Extent and medium

Documentos textuais: 05 caixas/pastas (0,75 metros lineares).
Documentos iconográficos: 12 cartazes e 03 adesivos.

Context area

Name of creator

Biographical history

Lélia Abramo nasceu em São Paulo/SP. Integra família que descende de italianos de tradição anarcossindicalista e que teve forte presença na vida política e cultural em nosso país. Quando jovem, nos anos 1930, acompanhada de Mário Pedrosa, aderiu à Oposição de Esquerda e à Frente Única Antifascista, tendo participado dos confrontos de rua ocorridos na Praça da Sé em 1934, envolvendo militantes de esquerda e de extrema direita. Entre 1938 e 1950, viveu na Itália, onde sofreu privações no curso da 2ª Guerra Mundial (1939-1945). Retornando ao Brasil, destacou-se como atriz, tendo participado de peças de teatro, filmes e telenovelas. Em 1978, em reconhecimento ao seu engajamento político, foi eleita presidente do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado de São Paulo (Sated/SP). A ampla cobertura das eleições pela imprensa, visto que elegera a primeira gestão de esquerda do sindicato desde o golpe de 1964, projetou Lélia politicamente, o que lhe custou a carreira televisiva. Na mesma época, participou da fundação do PT, ao qual permaneceu filiada por toda a vida e através do qual participou de momentos decisivos da política nacional, como o movimento pelas Diretas Já e a campanha presidencial do PT nas eleições de 1989. Em 1997, escreve uma autobiografia intitulada Vida e Arte – Memórias de Lélia Abramo, publicada pela Editora Fundação Perseu Abramo.

Archival history

Acervo recebido pelo CSBH por intermédio de Alcione Abramo, sobrinha da titular, em doações sucessivas efetuadas entre fins dos anos de 1996 e 2009. O restante do acervo da titular, que reflete sua atuação profissional, foi doado ao Instituto de Estudos Brasileiros (IEB), vinculado à USP, onde se encontra disponível à pesquisa.

Immediate source of acquisition or transfer

Doação: Alcione Abramo, 1996-2009

Content and structure area

Scope and content

O acervo contempla documentos relacionados à Campanha pela Anistia; exemplares de periódicos alternativos produzidos em fins dos anos 1970; recortes de jornal sobre as greves do ABC ocorridas no final da mesma década; bem como dossiê elaborado pela Delegacia Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo (DEOPS/SP), que contém informações sobre a atuação política de Lélia Abramo entre 1963 e 1982. No que se refere especificamente ao PT, inclui documentos produzidos pelo partido e por mandatos petistas em diferentes níveis, entre os quais se destacam circulares da Secretaria-Geral Nacional, documentos do núcleo de base do PT de São Bernardo do Campo, documentos internos e materiais de campanhas petistas em eleições ocorridas entre 1982 e 2002, e farta documentação referente à atuação do PT na área cultural, relacionada sobretudo a encontros setoriais de cultura e à atuação da gestão Erundina na Prefeitura de São Paulo (1989-1992) em relação ao tema, além de diversas correspondências e cartões de aniversário e natal, e convite para o 16º Prêmio Shell de teatro que homenageou Lélia Abramo (2004).

Appraisal, destruction and scheduling

Accruals

System of arrangement

Conditions of access and use area

Conditions governing access

Público, mediante agendamento prévio.

Conditions governing reproduction

reprodução permitida, salvo em casos de direitos autorais.

Language of material

  • Portuguese

Script of material

Language and script notes

Physical characteristics and technical requirements

Finding aids

Allied materials area

Existence and location of originals

Existence and location of copies

Related units of description

Fundo Lélia Abramo, disponível no Instituto de Estudos Brasileiros da USP (IEB/USP).

Related descriptions

Notes area

Note

Acervo em bom estado de conservação

Alternative identifier(s)

Access points

Subject access points

Place access points

Name access points

Genre access points

Description control area

Description identifier

Institution identifier

Rules and/or conventions used

Conselho Internacional de Arquivos. ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. 2a ed. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2000.

Dates of creation revision deletion

Descrição: agosto de 2009.
Revisão: abril de 2020.

Language(s)

Sources

Accession area

Related subjects

Related people and organizations

Related genres

Related places