Fundo LAB - Lélia Abramo

Zona de identificação

Código de referência

LAB

Título

Lélia Abramo

Data(s)

  • 1973 - 1999 (Produção)

Nível de descrição

Fundo

Dimensão e suporte

Documentos textuais: 05 caixas/pastas (0,75 metros lineares).
Documentos iconográficos: 12 cartazes e 03 adesivos.

Zona do contexto

Nome do produtor

História biográfica

Lélia Abramo nasceu em São Paulo/SP. Integra família que descende de italianos de tradição anarcossindicalista e que teve forte presença na vida política e cultural em nosso país. Quando jovem, nos anos 1930, acompanhada de Mário Pedrosa, aderiu à Oposição de Esquerda e à Frente Única Antifascista, tendo participado dos confrontos de rua ocorridos na Praça da Sé em 1934, envolvendo militantes de esquerda e de extrema direita. Entre 1938 e 1950, viveu na Itália, onde sofreu privações no curso da 2ª Guerra Mundial (1939-1945). Retornando ao Brasil, destacou-se como atriz, tendo participado de peças de teatro, filmes e telenovelas. Em 1978, em reconhecimento ao seu engajamento político, foi eleita presidente do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado de São Paulo (Sated/SP). A ampla cobertura das eleições pela imprensa, visto que elegera a primeira gestão de esquerda do sindicato desde o golpe de 1964, projetou Lélia politicamente, o que lhe custou a carreira televisiva. Na mesma época, participou da fundação do PT, ao qual permaneceu filiada por toda a vida e através do qual participou de momentos decisivos da política nacional, como o movimento pelas Diretas Já e a campanha presidencial do PT nas eleições de 1989. Em 1997, escreve uma autobiografia intitulada Vida e Arte – Memórias de Lélia Abramo, publicada pela Editora Fundação Perseu Abramo.

História do arquivo

Acervo recebido pelo CSBH por intermédio de Alcione Abramo, sobrinha da titular, em doações sucessivas efetuadas entre fins dos anos de 1996 e 2009. O restante do acervo da titular, que reflete sua atuação profissional, foi doado ao Instituto de Estudos Brasileiros (IEB), vinculado à USP, onde se encontra disponível à pesquisa.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Doação: Alcione Abramo, 1996-2009

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

O acervo contempla documentos relacionados à Campanha pela Anistia; exemplares de periódicos alternativos produzidos em fins dos anos 1970; recortes de jornal sobre as greves do ABC ocorridas no final da mesma década; bem como dossiê elaborado pela Delegacia Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo (DEOPS/SP), que contém informações sobre a atuação política de Lélia Abramo entre 1963 e 1982. No que se refere especificamente ao PT, inclui documentos produzidos pelo partido e por mandatos petistas em diferentes níveis, entre os quais se destacam circulares da Secretaria-Geral Nacional, documentos do núcleo de base do PT de São Bernardo do Campo, documentos internos e materiais de campanhas petistas em eleições ocorridas entre 1982 e 2002, e farta documentação referente à atuação do PT na área cultural, relacionada sobretudo a encontros setoriais de cultura e à atuação da gestão Erundina na Prefeitura de São Paulo (1989-1992) em relação ao tema, além de diversas correspondências e cartões de aniversário e natal, e convite para o 16º Prêmio Shell de teatro que homenageou Lélia Abramo (2004).

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de organização

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Público, mediante agendamento prévio.

Condiçoes de reprodução

reprodução permitida, salvo em casos de direitos autorais.

Idioma do material

  • português

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Fundo Lélia Abramo, disponível no Instituto de Estudos Brasileiros da USP (IEB/USP).

Descrições relacionadas

Zona das notas

Nota

Acervo em bom estado de conservação

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso - Locais

Pontos de acesso - Nomes

Pontos de acesso de gênero

Zona de controle da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Conselho Internacional de Arquivos. ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. 2a ed. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2000.

Datas de criação, revisão, eliminação

Descrição: agosto de 2009.
Revisão: abril de 2020.

Línguas e escritas

Fontes

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Gêneros relacionados

Locais relacionados