Bem-vindo

O Centro Sérgio Buarque de Holanda, da Fundação Perseu Abramo, abriga praticamente todo o acervo do Diretório Nacional do PT produzido anteriormente a 1989, e alguns conjuntos que avançam até os anos 2000. Além destes, possui arquivos de instituições com as quais o PT manteve relação ao longo de sua trajetória, arquivos pessoais de dirigentes e militantes que integram ou integraram o partido, e outras coleções.

A disponibilização online dos documentos inicia pelo acervo iconográfico (fotografias, negativos e cartazes) e dá continuidade com os periódicos, com destaque para os principais jornais de circulação nacional do PT, perfazendo cerca de 50 mil registros.

As buscas podem ser realizadas por palavras chave, datas, nomes de pessoas e instituições, evento e local. Foi realizado, ainda, trabalho de identificação de grupos sociais específicos, sendo possível buscar por fotos que retratem mulheres, negros, indígenas, entre outros. Para refinar suas buscas, algumas instruções:
• para procurar uma expressão ou nome exato: insira o texto entre aspas (exemplo: “dia do trabalhador”)
• para procurar todas as variações de um mesmo radical: utilize o radical acompanhado de asterisco (ex: negr* para encontrar negr (o) (os) (a) (as))
•  AND, NOT em caixa alta servem para combinar ou excluir palavras em um mesmo registro (ex: Partido AND Trabalhadores, reporta necessariamente aos registros com os dois nomes, Partido NOT Trabalhadores, aos registros que contenham a palavra Partido, mas não a palavra Trabalhadores) 

Optou-se por utilizar o software de formato aberto Ica-AtoM (International Council of Archives – Acces to Memory), desenvolvido pelo Conselho Internacional de arquivos em parceria com a UNESCO, a Escola de Arquivos de Amsterdam, o Banco Mundial, a Direção dos Arquivos de França, o projeto Alouette Canadá e o Centro de Documentação dos Emirados Árabes Unidos. Várias instituições ao redor do mundo já estão colaborando com o projeto, inclusive importantes instituições brasileiras.

A base de dados do CSBH está em constante construção e ampliação. Boa pesquisa!