Bem-vindo

O Centro Sérgio Buarque de Holanda, da Fundação Perseu Abramo, abriga praticamente todo o acervo do Diretório Nacional do PT produzido anteriormente a 1989, e alguns conjuntos que avançam até os anos 2000. Além destes, possui arquivos de instituições com as quais o PT manteve relação ao longo de sua trajetória, arquivos pessoais de dirigentes e militantes que integram ou integraram o partido, e outras coleções.

A disponibilização online deste acervo inicia pelo conjunto de fotos e cartazes, bem como registros da Bibliografia Comentada do PT, que reúne referências bibliográficas sobre o Partido, e também da produção bibliográfica do CSBH em PDF, perfazendo cerca de 50 mil registros.

As buscas podem ser realizadas por palavras chave, datas, nomes de pessoas e instituições, evento e local. Foi realizado, ainda, trabalho de identificação de grupos sociais específicos, sendo possível buscar por fotos que retratem mulheres, negros, indígenas, entre outros. Para refinar suas buscas, algumas instruções:
• para procurar uma expressão ou nome exato: insira o texto entre aspas (exemplo: “dia do trabalhador”)
• para procurar todas as variações de um mesmo radical: utilize o radical acompanhado de asterisco (ex: negr* para encontrar negr (o) (os) (a) (as))
•  AND, NOT em caixa alta servem para combinar ou excluir palavras em um mesmo registro (ex: Partido AND Trabalhadores, reporta necessariamente aos registros com os dois nomes, Partido NOT Trabalhadores, aos registros que contenham a palavra Partido, mas não a palavra Trabalhadores) 

Optou-se por utilizar o software de formato aberto Ica-AtoM (International Council of Archives – Acces to Memory), desenvolvido pelo Conselho Internacional de arquivos em parceria com a UNESCO, a Escola de Arquivos de Amsterdam, o Banco Mundial, a Direção dos Arquivos de França, o projeto Alouette Canadá e o Centro de Documentação dos Emirados Árabes Unidos. Várias instituições ao redor do mundo já estão colaborando com o projeto, inclusive importantes instituições brasileiras.

Esta é a primeira versão da base de dados do CSBH, e está em construção e ampliação. Boa pesquisa!