Zona de identificação
Código de referência
CBR
Título
Cid Barbosa
Data(s)
- 1987 - 1995 (Produção)
Nível de descrição
Fundo
Dimensão e suporte
Documentos textuais: 03 caixas (0,405 metros lineares).
Documentos iconográficos: 01 cartaz e 04 adesivos.
Documentos iconográficos: 01 cartaz e 04 adesivos.
Zona do contexto
Nome do produtor
História biográfica
Cid Barbosa Lima Jr. é natural de São Paulo/SP. Graduou-se em 1968 em engenharia no Mackenzie, onde iniciou sua militância no movimento estudantil, tendo sido membro do Partido Comunista do Brasil – Ala Vermelha. Em 1970, após passagens pela prisão, contribuiu para a formação e participou do Socorro Vermelho prestando auxílio a perseguidos políticos, filiando-se posteriormente ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). A partir de 1977 privilegiou atuação sindical, integrando a diretoria do Sindicato dos Engenheiros por mais de uma gestão. Participou do PT desde o início, onde contribuiu para a formação do primeiro núcleo do partido em sua categoria e para a organização da tendência Articulação. Integrou a primeira gestão petista em São Paulo (1989-1992) como Administrador Regional de Pinheiros e assessor da diretoria do Hospital do Servidor Público. Candidato a vereador em 1992, atuou nos diretórios zonais do PT da Lapa e de Pinheiros. Funcionário da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, colaborou com o núcleo do PT ali existente, tendo assumido a presidência da Associação dos Engenheiros da empresa. Em 2018 o Tribunal de Justiça de São Paulo decidiu a favor de Barbosa para que a Fazenda Estadual o indenize por danos morais em razão de tortura sofrida durante a ditadura militar. Em 2012 foi eleito para o Conselho Deliberativo da Associação dos Aposentados e Pensionistas da Sabesp (AAPS), do qual ainda faz parte.
Entidade detentora
História do arquivo
Dado não disponível.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Doação: Cid Barbosa, 2004.
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
No acervo encontram-se documentos do PT produzidos ao longo dos anos 1980 e 1990. Destacam-se, em particular, cadernos, boletins, ofícios, além de documentos relacionados a encontros e administrações municipais encabeçadas pelo PT, produzidos pelo Diretório Nacional do partido e pelos Diretórios Regional e Municipal do PT em São Paulo. Inclui ainda panfletos, folhetos e adesivos produzidos por candidaturas majoritárias e proporcionais apresentadas pelo partido às eleições de 1988, 1989 e 1996 principalmente; além de publicações periódicas e não periódicas editadas por mandatos petistas, sobretudo, os vereadores e deputados do município e do estado de São Paulo respectivamente. Por fim, destacam-se documentos relativos à tendência Articulação; ao Diretório Zonal do PT do bairro de Pinheiros em São Paulo/SP; exemplares do jornal Brasil Agora e artigos de Florestan Fernandes publicados em 1988 no jornal Folha de S.Paulo e na revista Teoria & Debate.
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de organização
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Público, mediante agendamento prévio.
Condiçoes de reprodução
reprodução permitida, salvo em casos de direitos autorais.
Idioma do material
- português
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Zona de documentação associada
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Zona das notas
Nota
Acervo em bom estado de conservação
Identificador(es) alternativo(s)
Pontos de acesso
Pontos de acesso - Assuntos
Pontos de acesso - Locais
Pontos de acesso - Nomes
- Cid Barbosa (Produtor)
Pontos de acesso de gênero
Zona de controle da descrição
Identificador da descrição
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
Conselho Internacional de Arquivos. ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. 2a ed. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2000.
Datas de criação, revisão, eliminação
Descrição: agosto de 2009.
Revisão: abril de 2020.
Revisão: abril de 2020.