Zone d'identification
Cote
CBR
Titre
Cid Barbosa
Date(s)
- 1987 - 1995 (Production)
Niveau de description
Fundo
Étendue matérielle et support
Documentos textuais: 03 caixas (0,405 metros lineares).
Documentos iconográficos: 01 cartaz e 04 adesivos.
Documentos iconográficos: 01 cartaz e 04 adesivos.
Zone du contexte
Nom du producteur
Notice biographique
Cid Barbosa Lima Jr. é natural de São Paulo/SP. Graduou-se em 1968 em engenharia no Mackenzie, onde iniciou sua militância no movimento estudantil, tendo sido membro do Partido Comunista do Brasil – Ala Vermelha. Em 1970, após passagens pela prisão, contribuiu para a formação e participou do Socorro Vermelho prestando auxílio a perseguidos políticos, filiando-se posteriormente ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). A partir de 1977 privilegiou atuação sindical, integrando a diretoria do Sindicato dos Engenheiros por mais de uma gestão. Participou do PT desde o início, onde contribuiu para a formação do primeiro núcleo do partido em sua categoria e para a organização da tendência Articulação. Integrou a primeira gestão petista em São Paulo (1989-1992) como Administrador Regional de Pinheiros e assessor da diretoria do Hospital do Servidor Público. Candidato a vereador em 1992, atuou nos diretórios zonais do PT da Lapa e de Pinheiros. Funcionário da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, colaborou com o núcleo do PT ali existente, tendo assumido a presidência da Associação dos Engenheiros da empresa. Em 2018 o Tribunal de Justiça de São Paulo decidiu a favor de Barbosa para que a Fazenda Estadual o indenize por danos morais em razão de tortura sofrida durante a ditadura militar. Em 2012 foi eleito para o Conselho Deliberativo da Associação dos Aposentados e Pensionistas da Sabesp (AAPS), do qual ainda faz parte.
Histoire archivistique
Dado não disponível.
Source immédiate d'acquisition ou de transfert
Doação: Cid Barbosa, 2004.
Zone du contenu et de la structure
Portée et contenu
No acervo encontram-se documentos do PT produzidos ao longo dos anos 1980 e 1990. Destacam-se, em particular, cadernos, boletins, ofícios, além de documentos relacionados a encontros e administrações municipais encabeçadas pelo PT, produzidos pelo Diretório Nacional do partido e pelos Diretórios Regional e Municipal do PT em São Paulo. Inclui ainda panfletos, folhetos e adesivos produzidos por candidaturas majoritárias e proporcionais apresentadas pelo partido às eleições de 1988, 1989 e 1996 principalmente; além de publicações periódicas e não periódicas editadas por mandatos petistas, sobretudo, os vereadores e deputados do município e do estado de São Paulo respectivamente. Por fim, destacam-se documentos relativos à tendência Articulação; ao Diretório Zonal do PT do bairro de Pinheiros em São Paulo/SP; exemplares do jornal Brasil Agora e artigos de Florestan Fernandes publicados em 1988 no jornal Folha de S.Paulo e na revista Teoria & Debate.
Évaluation, élimination et calendrier de conservation
Accroissements
Mode de classement
Zone des conditions d'accès et d'utilisation
Conditions d’accès
Público, mediante agendamento prévio.
Conditions de reproduction
reprodução permitida, salvo em casos de direitos autorais.
Langue des documents
- portugais
Écriture des documents
Notes sur la langue et l'écriture
Caractéristiques matérielle et contraintes techniques
Instruments de recherche
Zone des sources complémentaires
Existence et lieu de conservation des originaux
Existence et lieu de conservation des copies
Unités de description associées
Zone des notes
Note
Acervo em bom estado de conservação
Identifiant(s) alternatif(s)
Mots-clés
Mots-clés - Sujets
Mots-clés - Lieux
Mots-clés - Noms
- Cid Barbosa (Producteur)
Mots-clés - Genre
Zone du contrôle de la description
Identifiant de la description
Identifiant du service d'archives
Règles et/ou conventions utilisées
Conselho Internacional de Arquivos. ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. 2a ed. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2000.
Dates de production, de révision, de suppression
Descrição: agosto de 2009.
Revisão: abril de 2020.
Revisão: abril de 2020.