Fundo CBR - Cid Barbosa

Identity area

Reference code

CBR

Title

Cid Barbosa

Date(s)

  • 1987 - 1995 (Creation)

Level of description

Fundo

Extent and medium

Documentos textuais: 03 caixas (0,405 metros lineares).
Documentos iconográficos: 01 cartaz e 04 adesivos.

Context area

Name of creator

Biographical history

Cid Barbosa Lima Jr. é natural de São Paulo/SP. Graduou-se em 1968 em engenharia no Mackenzie, onde iniciou sua militância no movimento estudantil, tendo sido membro do Partido Comunista do Brasil – Ala Vermelha. Em 1970, após passagens pela prisão, contribuiu para a formação e participou do Socorro Vermelho prestando auxílio a perseguidos políticos, filiando-se posteriormente ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). A partir de 1977 privilegiou atuação sindical, integrando a diretoria do Sindicato dos Engenheiros por mais de uma gestão. Participou do PT desde o início, onde contribuiu para a formação do primeiro núcleo do partido em sua categoria e para a organização da tendência Articulação. Integrou a primeira gestão petista em São Paulo (1989-1992) como Administrador Regional de Pinheiros e assessor da diretoria do Hospital do Servidor Público. Candidato a vereador em 1992, atuou nos diretórios zonais do PT da Lapa e de Pinheiros. Funcionário da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, colaborou com o núcleo do PT ali existente, tendo assumido a presidência da Associação dos Engenheiros da empresa. Em 2018 o Tribunal de Justiça de São Paulo decidiu a favor de Barbosa para que a Fazenda Estadual o indenize por danos morais em razão de tortura sofrida durante a ditadura militar. Em 2012 foi eleito para o Conselho Deliberativo da Associação dos Aposentados e Pensionistas da Sabesp (AAPS), do qual ainda faz parte.

Archival history

Dado não disponível.

Immediate source of acquisition or transfer

Doação: Cid Barbosa, 2004.

Content and structure area

Scope and content

No acervo encontram-se documentos do PT produzidos ao longo dos anos 1980 e 1990. Destacam-se, em particular, cadernos, boletins, ofícios, além de documentos relacionados a encontros e administrações municipais encabeçadas pelo PT, produzidos pelo Diretório Nacional do partido e pelos Diretórios Regional e Municipal do PT em São Paulo. Inclui ainda panfletos, folhetos e adesivos produzidos por candidaturas majoritárias e proporcionais apresentadas pelo partido às eleições de 1988, 1989 e 1996 principalmente; além de publicações periódicas e não periódicas editadas por mandatos petistas, sobretudo, os vereadores e deputados do município e do estado de São Paulo respectivamente. Por fim, destacam-se documentos relativos à tendência Articulação; ao Diretório Zonal do PT do bairro de Pinheiros em São Paulo/SP; exemplares do jornal Brasil Agora e artigos de Florestan Fernandes publicados em 1988 no jornal Folha de S.Paulo e na revista Teoria & Debate.

Appraisal, destruction and scheduling

Accruals

System of arrangement

Conditions of access and use area

Conditions governing access

Público, mediante agendamento prévio.

Conditions governing reproduction

reprodução permitida, salvo em casos de direitos autorais.

Language of material

  • Portuguese

Script of material

Language and script notes

Physical characteristics and technical requirements

Finding aids

Allied materials area

Existence and location of originals

Existence and location of copies

Related units of description

Related descriptions

Notes area

Note

Acervo em bom estado de conservação

Alternative identifier(s)

Access points

Subject access points

Place access points

Name access points

Genre access points

Description control area

Description identifier

Institution identifier

Rules and/or conventions used

Conselho Internacional de Arquivos. ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. 2a ed. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2000.

Dates of creation revision deletion

Descrição: agosto de 2009.
Revisão: abril de 2020.

Language(s)

Sources

Accession area

Related subjects

Related people and organizations

Related genres

Related places