Fundo SCN - Sérgio Canova

Área de identidad

Código de referencia

SCN

Título

Sérgio Canova

Fecha(s)

  • 1984 - 1998 (Creación)

Nivel de descripción

Fundo

Volumen y soporte

Documentos textuais: 01 caixa (0,13 metros lineares).
Documentos tridimensionais: 40 broches.

Área de contexto

Nombre del productor

Historia biográfica

Sérgio Canova é natural de Lajeado/RS. Formou-se em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) em 1980. No final dos anos 1970, iniciou sua militância no movimento estudantil. Integrou a Convergência Socialista entre 1977 e 1979, quando participou da formação do PT no Rio Grande do Sul. Em 1982 ganhou o 1º lugar do prêmio da Associação Rio-Grandense de Imprensa (ARI), categoria esportes, por série de reportagem dando voz à população excluída nos jogos da seleção brasileira. Entre 1985 e 1986 foi um dos editores do Jornal Sem Terra, publicado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), período em que o jornal recebeu o prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos, concedido pelo Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo. Entre 1987 e 1988 foi editor da Gazeta de Pinheiros. No PT, integrou a assessoria de imprensa de Lula na campanha presidencial de 1989, onde elaborou a biografia oficial do candidato petista. Fez parte do Governo Paralelo, entidade lançada por Lula após a campanha. Integrou as assessorias de comunicação da gestão do PT em São Paulo (1989 - 1992). Participou das campanhas de Aloizio Mercadante a deputado federal, em 1990, quando foi eleito como o mais votado do PT à Câmara dos Deputados em todo o Brasil, e em 1994, quando concorreu a vice-presidente da República na chapa de Lula. Desde 1995 é funcionário da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, onde presta assessoria a deputados do PT. Atuou nas campanhas vitoriosas de Emídio de Souza à Prefeitura de Osasco, em 2004, e de Donisete Braga à prefeitura de Mauá, em 2012. Atualmente é assessor do deputado e 1º secretário da Mesa Diretora da Alesp, Enio Tatto (PT/SP).

Historia archivística

Dado não disponível.

Origen del ingreso o transferencia

Doação: Sérgio Canova, 2005-2009. Doação: Beth Ng, 2009.

Área de contenido y estructura

Alcance y contenido

O acervo reúne documentos referentes a encontros e congressos do PT realizados nas décadas de 1980 e 1990 em diferentes níveis; materiais de propaganda de candidatos petistas referentes a campanhas ocorridas entre 1985 e 1998, além de publicações de mandatos do partido produzidas no mesmo período. Inclui também caderno de resoluções do congresso de fundação do MST (1984), broches referentes a movimentos sociais e conjunto documental pertencente à sua companheira, Beth Ng, constituído por jornais de grande circulação, publicados entre 1988 e 1995 e que abordam a conjuntura política nacional e análises dos protestos estudantis ocorridos em 1968.

Valorización, destrucción y programación

Acumulaciones

Sistema de arreglo

Área de condiciones de acceso y uso

Condiciones de acceso

Público, mediante agendamento prévio.

Condiciones

Reprodução permitida, salvo em casos de direitos autorais.

Idioma del material

  • portugués

Escritura del material

Notas sobre las lenguas y escrituras

Características físicas y requisitos técnicos

Conselho Internacional de Arquivos. ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. 2a ed. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2000.

Instrumentos de descripción

Área de materiales relacionados

Existencia y localización de originales

Existencia y localización de copias

Unidades de descripción relacionadas

Descripciones relacionadas

Área de notas

Notas

Acervo em bom estado de conservação.

Identificador/es alternativo(os)

Puntos de acceso

Puntos de acceso por materia

Puntos de acceso por lugar

Puntos de acceso por autoridad

Tipo de puntos de acceso

Área de control de la descripción

Identificador de la descripción

Identificador de la institución

Reglas y/o convenciones usadas

Conselho Internacional de Arquivos. ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. 2a ed. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2000.

Fechas de creación revisión eliminación

Descrição: abril de 2020.

Idioma(s)

Fuentes

Área de Ingreso

Materias relacionadas

Personas y organizaciones relacionadas

Tipos relacionados

Lugares relacionados