Zona de identificação
Código de referência
SCN
Título
Sérgio Canova
Data(s)
- 1984 - 1998 (Produção)
Nível de descrição
Fundo
Dimensão e suporte
Documentos textuais: 01 caixa (0,13 metros lineares).
Documentos tridimensionais: 40 broches.
Documentos tridimensionais: 40 broches.
Zona do contexto
Nome do produtor
História biográfica
Sérgio Canova é natural de Lajeado/RS. Formou-se em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) em 1980. No final dos anos 1970, iniciou sua militância no movimento estudantil. Integrou a Convergência Socialista entre 1977 e 1979, quando participou da formação do PT no Rio Grande do Sul. Em 1982 ganhou o 1º lugar do prêmio da Associação Rio-Grandense de Imprensa (ARI), categoria esportes, por série de reportagem dando voz à população excluída nos jogos da seleção brasileira. Entre 1985 e 1986 foi um dos editores do Jornal Sem Terra, publicado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), período em que o jornal recebeu o prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos, concedido pelo Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo. Entre 1987 e 1988 foi editor da Gazeta de Pinheiros. No PT, integrou a assessoria de imprensa de Lula na campanha presidencial de 1989, onde elaborou a biografia oficial do candidato petista. Fez parte do Governo Paralelo, entidade lançada por Lula após a campanha. Integrou as assessorias de comunicação da gestão do PT em São Paulo (1989 - 1992). Participou das campanhas de Aloizio Mercadante a deputado federal, em 1990, quando foi eleito como o mais votado do PT à Câmara dos Deputados em todo o Brasil, e em 1994, quando concorreu a vice-presidente da República na chapa de Lula. Desde 1995 é funcionário da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, onde presta assessoria a deputados do PT. Atuou nas campanhas vitoriosas de Emídio de Souza à Prefeitura de Osasco, em 2004, e de Donisete Braga à prefeitura de Mauá, em 2012. Atualmente é assessor do deputado e 1º secretário da Mesa Diretora da Alesp, Enio Tatto (PT/SP).
Entidade detentora
História do arquivo
Dado não disponível.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Doação: Sérgio Canova, 2005-2009. Doação: Beth Ng, 2009.
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
O acervo reúne documentos referentes a encontros e congressos do PT realizados nas décadas de 1980 e 1990 em diferentes níveis; materiais de propaganda de candidatos petistas referentes a campanhas ocorridas entre 1985 e 1998, além de publicações de mandatos do partido produzidas no mesmo período. Inclui também caderno de resoluções do congresso de fundação do MST (1984), broches referentes a movimentos sociais e conjunto documental pertencente à sua companheira, Beth Ng, constituído por jornais de grande circulação, publicados entre 1988 e 1995 e que abordam a conjuntura política nacional e análises dos protestos estudantis ocorridos em 1968.
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de organização
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Público, mediante agendamento prévio.
Condiçoes de reprodução
Reprodução permitida, salvo em casos de direitos autorais.
Idioma do material
- português
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Conselho Internacional de Arquivos. ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. 2a ed. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2000.
Instrumentos de descrição
Zona de documentação associada
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Zona das notas
Nota
Acervo em bom estado de conservação.
Identificador(es) alternativo(s)
Pontos de acesso
Pontos de acesso - Assuntos
Pontos de acesso - Locais
Pontos de acesso - Nomes
- Sérgio Canova (Produtor)
Pontos de acesso de gênero
Zona de controle da descrição
Identificador da descrição
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
Conselho Internacional de Arquivos. ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. 2a ed. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2000.
Datas de criação, revisão, eliminação
Descrição: abril de 2020.