Fundo SCN - Sérgio Canova

Zona de identificação

Código de referência

SCN

Título

Sérgio Canova

Data(s)

  • 1984 - 1998 (Produção)

Nível de descrição

Fundo

Dimensão e suporte

Documentos textuais: 01 caixa (0,13 metros lineares).
Documentos tridimensionais: 40 broches.

Zona do contexto

Nome do produtor

História biográfica

Sérgio Canova é natural de Lajeado/RS. Formou-se em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) em 1980. No final dos anos 1970, iniciou sua militância no movimento estudantil. Integrou a Convergência Socialista entre 1977 e 1979, quando participou da formação do PT no Rio Grande do Sul. Em 1982 ganhou o 1º lugar do prêmio da Associação Rio-Grandense de Imprensa (ARI), categoria esportes, por série de reportagem dando voz à população excluída nos jogos da seleção brasileira. Entre 1985 e 1986 foi um dos editores do Jornal Sem Terra, publicado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), período em que o jornal recebeu o prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos, concedido pelo Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo. Entre 1987 e 1988 foi editor da Gazeta de Pinheiros. No PT, integrou a assessoria de imprensa de Lula na campanha presidencial de 1989, onde elaborou a biografia oficial do candidato petista. Fez parte do Governo Paralelo, entidade lançada por Lula após a campanha. Integrou as assessorias de comunicação da gestão do PT em São Paulo (1989 - 1992). Participou das campanhas de Aloizio Mercadante a deputado federal, em 1990, quando foi eleito como o mais votado do PT à Câmara dos Deputados em todo o Brasil, e em 1994, quando concorreu a vice-presidente da República na chapa de Lula. Desde 1995 é funcionário da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, onde presta assessoria a deputados do PT. Atuou nas campanhas vitoriosas de Emídio de Souza à Prefeitura de Osasco, em 2004, e de Donisete Braga à prefeitura de Mauá, em 2012. Atualmente é assessor do deputado e 1º secretário da Mesa Diretora da Alesp, Enio Tatto (PT/SP).

História do arquivo

Dado não disponível.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Doação: Sérgio Canova, 2005-2009. Doação: Beth Ng, 2009.

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

O acervo reúne documentos referentes a encontros e congressos do PT realizados nas décadas de 1980 e 1990 em diferentes níveis; materiais de propaganda de candidatos petistas referentes a campanhas ocorridas entre 1985 e 1998, além de publicações de mandatos do partido produzidas no mesmo período. Inclui também caderno de resoluções do congresso de fundação do MST (1984), broches referentes a movimentos sociais e conjunto documental pertencente à sua companheira, Beth Ng, constituído por jornais de grande circulação, publicados entre 1988 e 1995 e que abordam a conjuntura política nacional e análises dos protestos estudantis ocorridos em 1968.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de organização

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Público, mediante agendamento prévio.

Condiçoes de reprodução

Reprodução permitida, salvo em casos de direitos autorais.

Idioma do material

  • português

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Conselho Internacional de Arquivos. ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. 2a ed. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2000.

Instrumentos de descrição

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Zona das notas

Nota

Acervo em bom estado de conservação.

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso - Locais

Pontos de acesso - Nomes

Pontos de acesso de gênero

Zona de controle da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Conselho Internacional de Arquivos. ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. 2a ed. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2000.

Datas de criação, revisão, eliminação

Descrição: abril de 2020.

Línguas e escritas

Fontes

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Gêneros relacionados

Locais relacionados