Fundo PAB - Perseu Abramo

Área de identidad

Código de referencia

PAB

Título

Perseu Abramo

Fecha(s)

  • 1958 - 2007 (Creación)

Nivel de descripción

Fundo

Volumen y soporte

Documentos textuais: 24 caixas (3,25 metros lineares).
Documentos iconográficos: 205 diapositivos.
Documentos sonoros: 15 fitas cassete.

Área de contexto

Nombre del productor

Historia biográfica

Perseu Abramo nasceu em 1929, na cidade de São Paulo/SP, onde realizou seus estudos secundários. Seu envolvimento com o jornalismo, profissão que exerceria por longos anos, iniciou-se ainda em 1946, quando trabalhou no jornal Estado de São Paulo. Obteve o título de bacharel em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), em 1959, e, em 1968, o de mestre em Ciências Humanas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Naquele estado, antes de regressar a São Paulo, exerceu atividades de pesquisa e prestou serviços na administração pública. Foi professor da Fundação Cásper Líbero (FCL) entre os anos de 1960 a 1962. Participou ativamente da criação da Universidade de Brasília (UnB), onde lecionou Sociologia no Departamento de Ciências Humanas, nos anos de 1962 e 1964, quando ocorre o golpe militar e a UnB é invadida por tropas do exército. Também lecionou na UFBA entre os anos de 1965 e 1970 e na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), entre 1970 e 1971. Trabalhou por 15 anos como professor na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), em disciplinas específicas de jornalismo, de 1981 até 1996. Ao longo de sua carreira, atuou em diferentes órgãos da imprensa, entre os quais Jornal de São Paulo, Folha Socialista, A Hora, O Estado de São Paulo e Folha de S.Paulo – onde trabalhou até 1979, quando foi demitido por participação em greve – e no semanário alternativo Movimento, de 1980 até o encerramento da publicação em 1981. Fora da imprensa escrita, trabalhou na rádio Eldorado (1955) e na TV Globo (1983-1985). Socialista desde a juventude, participou ativamente da Campanha pela Anistia, acompanhado de sua esposa, Zilah. Ambos integraram o PT desde a fundação. Perseu contribuiu para a estruturação do PT e para a definição de sua orientação política, sobretudo no que se refere à questão da comunicação; tendo também integrado a Comissão Executiva Nacional e a Secretaria-Geral do partido, bem como a edição do jornal Boletim Nacional do PT e o conselho de redação da Revista Teoria & Debate, até então sob a responsabilidade do Diretório Estadual do PT de São Paulo.

Institución archivística

Historia archivística

O acervo foi reunido pelo titular e doado ao CSBH em meados de 1996 por intermédio de Zilah, sua esposa, e Alcione Abramo, sua irmã. Até 1998 o acervo foi pré-organizado e, no mesmo ano, entregue por meio do convênio de cooperação técnica estabelecido com o Arquivo Edgard Leuenroth, onde se encontra disponível à pesquisa. Parte do acervo entregue ao AEL foi posteriormente submetido a reclassificação, visto que em seu acervo encontravam-se documentos recolhidos pelo titular no exercício de suas atribuições no âmbito da Secretaria-Geral do PT e que deveria, por essa razão, integrar o arquivo do partido. Outros documentos pessoais do titular compõem atualmente o arquivo pessoal disponível no CSBH/FPA e que foram descritos neste Guia. No ano de 2019 o acervo foi identificado pela equipe do CSBH/FPA.

Origen del ingreso o transferencia

Doação: Família Abramo, 1996.

Área de contenido y estructura

Alcance y contenido

O acervo textual é composto por Dossiê Anistia, relativo à Campanha pela Anistia; o dossiê Greves (1980); o dossiê Lula (protestos contra sua condenação); o dossiê “Tentativa de criação de um partido socialista”; documentos sobre a Comissão Executiva Nacional; documentos sobre a Universidade de Brasília (UnB); artigos e crônicas escritos por Perseu Abramo; textos pessoais escritos por Perseu e por Zilah Abramo; publicação da “Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos”; e documentos do movimento estudantil. No conjunto documental referente ao PT encontram-se documentos da Fundação Perseu Abramo (FPA); documentos sobre o PT, tais como da Secretaria-Geral Nacional, Secretaria Nacional de Formação Política, Secretaria Nacional de Movimentos Populares, Diretório Nacional; Governo Paralelo e Instituto Cajamar.

Valorización, destrucción y programación

Acumulaciones

Sistema de arreglo

Área de condiciones de acceso y uso

Condiciones de acceso

Público, mediante agendamento prévio.

Condiciones

Reprodução permitida, salvo em casos de direitos autorais.

Idioma del material

  • portugués
  • inglés
  • español
  • francés

Escritura del material

Notas sobre las lenguas y escrituras

Características físicas y requisitos técnicos

O CSBH não dispõe do equipamento necessário à reprodução de fitas cassete para o acervo sonoro.

Instrumentos de descripción

Área de materiales relacionados

Existencia y localización de originales

Existencia y localización de copias

Unidades de descripción relacionadas

Fundo Perseu Abramo disponível no Arquivo Edgard Leuenroth (AEL/Unicamp).

Descripciones relacionadas

Área de notas

Notas

Acervo em bom estado de conservação.

Identificador/es alternativo(os)

Puntos de acceso

Puntos de acceso por materia

Puntos de acceso por lugar

Puntos de acceso por autoridad

Tipo de puntos de acceso

Área de control de la descripción

Identificador de la descripción

Identificador de la institución

Reglas y/o convenciones usadas

Conselho Internacional de Arquivos. ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. 2a ed. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2000.

Fechas de creación revisión eliminación

Descrição: agosto de 2009.
Revisão: abril de 2020.

Idioma(s)

Fuentes

Área de Ingreso

Materias relacionadas

Personas y organizaciones relacionadas

Tipos relacionados

Lugares relacionados