Fundo PAB - Perseu Abramo

Zona de identificação

Código de referência

PAB

Título

Perseu Abramo

Data(s)

  • 1958 - 2007 (Produção)

Nível de descrição

Fundo

Dimensão e suporte

Documentos textuais: 24 caixas (3,25 metros lineares).
Documentos iconográficos: 205 diapositivos.
Documentos sonoros: 15 fitas cassete.

Zona do contexto

Nome do produtor

História biográfica

Perseu Abramo nasceu em 1929, na cidade de São Paulo/SP, onde realizou seus estudos secundários. Seu envolvimento com o jornalismo, profissão que exerceria por longos anos, iniciou-se ainda em 1946, quando trabalhou no jornal Estado de São Paulo. Obteve o título de bacharel em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), em 1959, e, em 1968, o de mestre em Ciências Humanas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Naquele estado, antes de regressar a São Paulo, exerceu atividades de pesquisa e prestou serviços na administração pública. Foi professor da Fundação Cásper Líbero (FCL) entre os anos de 1960 a 1962. Participou ativamente da criação da Universidade de Brasília (UnB), onde lecionou Sociologia no Departamento de Ciências Humanas, nos anos de 1962 e 1964, quando ocorre o golpe militar e a UnB é invadida por tropas do exército. Também lecionou na UFBA entre os anos de 1965 e 1970 e na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), entre 1970 e 1971. Trabalhou por 15 anos como professor na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), em disciplinas específicas de jornalismo, de 1981 até 1996. Ao longo de sua carreira, atuou em diferentes órgãos da imprensa, entre os quais Jornal de São Paulo, Folha Socialista, A Hora, O Estado de São Paulo e Folha de S.Paulo – onde trabalhou até 1979, quando foi demitido por participação em greve – e no semanário alternativo Movimento, de 1980 até o encerramento da publicação em 1981. Fora da imprensa escrita, trabalhou na rádio Eldorado (1955) e na TV Globo (1983-1985). Socialista desde a juventude, participou ativamente da Campanha pela Anistia, acompanhado de sua esposa, Zilah. Ambos integraram o PT desde a fundação. Perseu contribuiu para a estruturação do PT e para a definição de sua orientação política, sobretudo no que se refere à questão da comunicação; tendo também integrado a Comissão Executiva Nacional e a Secretaria-Geral do partido, bem como a edição do jornal Boletim Nacional do PT e o conselho de redação da Revista Teoria & Debate, até então sob a responsabilidade do Diretório Estadual do PT de São Paulo.

História do arquivo

O acervo foi reunido pelo titular e doado ao CSBH em meados de 1996 por intermédio de Zilah, sua esposa, e Alcione Abramo, sua irmã. Até 1998 o acervo foi pré-organizado e, no mesmo ano, entregue por meio do convênio de cooperação técnica estabelecido com o Arquivo Edgard Leuenroth, onde se encontra disponível à pesquisa. Parte do acervo entregue ao AEL foi posteriormente submetido a reclassificação, visto que em seu acervo encontravam-se documentos recolhidos pelo titular no exercício de suas atribuições no âmbito da Secretaria-Geral do PT e que deveria, por essa razão, integrar o arquivo do partido. Outros documentos pessoais do titular compõem atualmente o arquivo pessoal disponível no CSBH/FPA e que foram descritos neste Guia. No ano de 2019 o acervo foi identificado pela equipe do CSBH/FPA.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Doação: Família Abramo, 1996.

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

O acervo textual é composto por Dossiê Anistia, relativo à Campanha pela Anistia; o dossiê Greves (1980); o dossiê Lula (protestos contra sua condenação); o dossiê “Tentativa de criação de um partido socialista”; documentos sobre a Comissão Executiva Nacional; documentos sobre a Universidade de Brasília (UnB); artigos e crônicas escritos por Perseu Abramo; textos pessoais escritos por Perseu e por Zilah Abramo; publicação da “Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos”; e documentos do movimento estudantil. No conjunto documental referente ao PT encontram-se documentos da Fundação Perseu Abramo (FPA); documentos sobre o PT, tais como da Secretaria-Geral Nacional, Secretaria Nacional de Formação Política, Secretaria Nacional de Movimentos Populares, Diretório Nacional; Governo Paralelo e Instituto Cajamar.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de organização

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Público, mediante agendamento prévio.

Condiçoes de reprodução

Reprodução permitida, salvo em casos de direitos autorais.

Idioma do material

  • português
  • inglês
  • espanhol
  • francês

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

O CSBH não dispõe do equipamento necessário à reprodução de fitas cassete para o acervo sonoro.

Instrumentos de descrição

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Fundo Perseu Abramo disponível no Arquivo Edgard Leuenroth (AEL/Unicamp).

Descrições relacionadas

Zona das notas

Nota

Acervo em bom estado de conservação.

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso - Locais

Pontos de acesso - Nomes

Pontos de acesso de gênero

Zona de controle da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Conselho Internacional de Arquivos. ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. 2a ed. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2000.

Datas de criação, revisão, eliminação

Descrição: agosto de 2009.
Revisão: abril de 2020.

Línguas e escritas

Fontes

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Gêneros relacionados

Locais relacionados