Fundo PT-DE/SP - Partido dos Trabalhadores – Diretório Estadual de São Paulo

Zona de identificação

Código de referência

PT-DE/SP

Título

Partido dos Trabalhadores – Diretório Estadual de São Paulo

Data(s)

  • 1980 - 2007 (Produção)

Nível de descrição

Fundo

Dimensão e suporte

Documentos textuais: 41 caixas/pastas (5,175 metros lineares).
Documentos sonoros: 195 fitas cassetes.
Documentos audiovisuais: 02 fitas VHS.

Zona do contexto

Nome do produtor

História biográfica

embora o encontro de fundação do PT tenha ocorrido no início de 1980, sua implantação nos estados e municípios ocorreu de modo paulatino, sendo o Diretório Regional de São Paulo um dos primeiros constituídos no país. O DR/SP surgiu como uma instância responsável não apenas pela coordenação do trabalho do partido no estado, mas também como órgão de interlocução direta com os chamados Diretórios Distritais da capital. Isto porque a legislação da época proibia a existência de diretórios municipais em cidades de grande concentração populacional, consideradas áreas de segurança nacional – o que incluía a capital paulista. Esta situação se alterou somente por volta de 1985, quando a legislação permitiu a formação do Diretório Municipal de São Paulo, passando o Diretório Regional a denominar-se Diretório Estadual, e os Distritais a denominarem-se Zonais. O Diretório foi berço da revista Teoria e Debate, lançada em 1986, e é ainda hoje uma das principais bases do partido em todo o país.

História do arquivo

O acervo sob guarda da FPA foi recebido como doação do Diretório Estadual de São Paulo em meados de 2004. O conjunto documental abrange parte do acervo do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores, principalmente a documentação audiovisual. 
Em 2019 os documentos anteriormente entendidos como Coleção Partidos dos Trabalhadores foram avaliados e, nesse processo, foram identificadas cerca de 20 caixas com documentos que se tratavam de documentos da bancada estadual do PT em São Paulo, principalmente clippings entre os anos de 1989 e 1999 e exemplares do Boletim Linha Direta e PT Informa. Esta documentação, então, passou a configurar o fundo Partido dos Trabalhadores – Diretório Estadual São Paulo.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Doação: Partido dos Trabalhadores – Diretório Estadual de São Paulo, 2004

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

acervo reúne registros audiovisuais de momentos importantes da trajetória do PT nacional, no estado de São Paulo e na capital paulista. Entre os temas retratados no acervo destacam-se os documentos produzidos relativos às campanhas ocorridas entre 1989 e 2001, desde comícios, programas eleitorais de diferentes partidos, debates entre os candidatos na televisão, clippings encomendados pelo diretório que registram inserções do PT na programação televisiva, entrevistas com dirigentes partidários e notícias sobre o partido veiculadas em telejornais, produções audiovisuais de administrações petistas no estado, além de registros de encontros e debates promovidos pelo Partido, e de campanhas de reivindicação, como os protestos contra a privatização das estatais ocorridos em fins dos anos 1990. Um vasto acervo de recortes de jornais que retratam as atividades da bancada do Partido na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo compõe uma boa parte do acervo.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Aberto a novas incorporações.

Sistema de organização

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

público, mediante agendamento prévio.

Condiçoes de reprodução

reprodução permitida, salvo em casos de direitos autorais.

Idioma do material

  • português

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

O CSBH não dispõe do equipamento necessário à reprodução de fitas em formato VHS, para o acervo audiovisual, e do equipamento necessário para reprodução de fitas cassete, para o acervo sonoro.

Instrumentos de descrição

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Zona das notas

Nota

Acervo em bom estado de conservação

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso - Locais

Pontos de acesso - Nomes

Pontos de acesso de gênero

Zona de controle da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Conselho Internacional de Arquivos. ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. 2a ed. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2000.

Datas de criação, revisão, eliminação

Descrição: agosto de 2009.
Revisão: março de 2020.

Línguas e escritas

Fontes

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Gêneros relacionados

Locais relacionados