Fundo LDB - Lisy Salum e Djalma Bom

Área de identidad

Código de referencia

LDB

Título

Lisy Salum e Djalma Bom

Fecha(s)

  • 1982 - 2002 (Creación)

Nivel de descripción

Fundo

Volumen y soporte

Documentos iconográficos: 125 fotografias, 1.945 negativos, 700 diapositivos 1.840 fotogramas em folhas de contato fotográfico e 60 adesivos.
Documentos tridimensionais/têxteis: 17 camisetas, 05 bandeiras, 01 bolsa e 15 bonés.
Documentos tridimensionais: 10 chaveiros, 18 broches e 06 canetas

Área de contexto

Nombre del productor

Historia biográfica

Registrada como Marta Heloísa, Lisy, como é mais conhecida, nasceu em São Paulo em 1952. Formada em Educação Artística em 1979, obteve grau de mestre em 1990 e título de doutor em 1997, ambos em Antropologia pela Universidade de São Paulo (USP), onde fez carreira de docente e se aposentou em 2017. Participou desde o início do PT, tendo acompanhado atividades da Fundação Wilson Pinheiro e se aproximado do chamado grupo dos “autonomistas”. Djalma de Sousa Bom nasceu em Medina/MG, em 1939. Migrou para São Paulo nos anos 1960. Trabalhou como metalúrgico na Mercedes-Benz de São Bernardo do Campo/SP, onde iniciou sua militância. Entre 1975 e 1980, integrou a diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo/SP e Diadema/SP. Deputado federal eleito em 1982, Djalma Bom é membro-fundador do Partido dos Trabalhadores e foi vice-presidente nacional do partido na época de sua construção; por duas vezes, foi também presidente do diretório estadual do partido em São Paulo. Nesta época conheceu Lisy Leuba Salum, com quem veio a se casar anos depois. Já mais adiante, a partir de 1988, Djalma Bom dirigiu o PT em São Bernardo do Campo/SP. Depois de seu mandato de vice-prefeito eleito do município, concorreu sem sucesso à Prefeitura de São Bernardo do Campo/SP em 1992 e, em 1994, foi eleito deputado estadual, exercendo mandato até 1999. Hoje, ele continua filiado ao PT e mantém sua militância política e sindical ativa. Há mais de dez anos participa do Coral da Terceira Idade da USP e é coordenador do Comitê Lula Livre na rua João Moura (bairro de Pinheiros, em São Paulo/SP), um dos primeiros fundados em São Paulo.

Historia archivística

Dado não disponível

Origen del ingreso o transferencia

Doação: Marta Heloísa Leuba Salum Bom e Djalma Bom, 2005

Área de contenido y estructura

Alcance y contenido

Acervo composto por bandeiras, bonés, camisetas e broches acumulados pelos titulares, até registros fotográficos de atividades do PT e de movimentos sociais produzidos por Lisy. Incluem documentos referentes a candidaturas petistas apresentadas nas eleições ocorridas no país entre 1982 e 1998, referentes a campanhas de Djalma Bom a deputado estadual por São Paulo; e também movimentos dos quais o PT tomou parte no período, tais como Diretas Já e Constituinte, e documentos relativos a diferentes movimentos sociais, como o sindical e de mulheres, entre outros. Além de eventos realizados pelo PT e de atividades de campanha promovidas pelo partido, as fotografias contemplam raro registro de curso de formação política promovido em 1983 pela Fundação Wilson Pinheiro, que contou com a participação de praticamente toda a Comissão Executiva Nacional do partido na época.

Valorización, destrucción y programación

Acumulaciones

Sistema de arreglo

Área de condiciones de acceso y uso

Condiciones de acceso

Público, mediante agendamento prévio.

Condiciones

reprodução permitida, salvo em casos de direitos autorais.

Idioma del material

  • portugués

Escritura del material

Notas sobre las lenguas y escrituras

Características físicas y requisitos técnicos

Instrumentos de descripción

Área de materiales relacionados

Existencia y localización de originales

Existencia y localización de copias

Unidades de descripción relacionadas

Descripciones relacionadas

Área de notas

Notas

Acervo em bom estado de conservação

Identificador/es alternativo(os)

Puntos de acceso

Puntos de acceso por materia

Puntos de acceso por lugar

Puntos de acceso por autoridad

Tipo de puntos de acceso

Área de control de la descripción

Identificador de la descripción

Identificador de la institución

Reglas y/o convenciones usadas

Conselho Internacional de Arquivos. ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. 2a ed. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2000.

Fechas de creación revisión eliminación

Descrição: agosto de 2009.
Revisão: abril de 2020.

Idioma(s)

Fuentes

Área de Ingreso

Materias relacionadas

Personas y organizaciones relacionadas

Tipos relacionados

Lugares relacionados