Fundo LDB - Lisy Salum e Djalma Bom

Identity area

Reference code

LDB

Title

Lisy Salum e Djalma Bom

Date(s)

  • 1982 - 2002 (Creation)

Level of description

Fundo

Extent and medium

Documentos iconográficos: 125 fotografias, 1.945 negativos, 700 diapositivos 1.840 fotogramas em folhas de contato fotográfico e 60 adesivos.
Documentos tridimensionais/têxteis: 17 camisetas, 05 bandeiras, 01 bolsa e 15 bonés.
Documentos tridimensionais: 10 chaveiros, 18 broches e 06 canetas

Context area

Name of creator

Biographical history

Registrada como Marta Heloísa, Lisy, como é mais conhecida, nasceu em São Paulo em 1952. Formada em Educação Artística em 1979, obteve grau de mestre em 1990 e título de doutor em 1997, ambos em Antropologia pela Universidade de São Paulo (USP), onde fez carreira de docente e se aposentou em 2017. Participou desde o início do PT, tendo acompanhado atividades da Fundação Wilson Pinheiro e se aproximado do chamado grupo dos “autonomistas”. Djalma de Sousa Bom nasceu em Medina/MG, em 1939. Migrou para São Paulo nos anos 1960. Trabalhou como metalúrgico na Mercedes-Benz de São Bernardo do Campo/SP, onde iniciou sua militância. Entre 1975 e 1980, integrou a diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo/SP e Diadema/SP. Deputado federal eleito em 1982, Djalma Bom é membro-fundador do Partido dos Trabalhadores e foi vice-presidente nacional do partido na época de sua construção; por duas vezes, foi também presidente do diretório estadual do partido em São Paulo. Nesta época conheceu Lisy Leuba Salum, com quem veio a se casar anos depois. Já mais adiante, a partir de 1988, Djalma Bom dirigiu o PT em São Bernardo do Campo/SP. Depois de seu mandato de vice-prefeito eleito do município, concorreu sem sucesso à Prefeitura de São Bernardo do Campo/SP em 1992 e, em 1994, foi eleito deputado estadual, exercendo mandato até 1999. Hoje, ele continua filiado ao PT e mantém sua militância política e sindical ativa. Há mais de dez anos participa do Coral da Terceira Idade da USP e é coordenador do Comitê Lula Livre na rua João Moura (bairro de Pinheiros, em São Paulo/SP), um dos primeiros fundados em São Paulo.

Archival history

Dado não disponível

Immediate source of acquisition or transfer

Doação: Marta Heloísa Leuba Salum Bom e Djalma Bom, 2005

Content and structure area

Scope and content

Acervo composto por bandeiras, bonés, camisetas e broches acumulados pelos titulares, até registros fotográficos de atividades do PT e de movimentos sociais produzidos por Lisy. Incluem documentos referentes a candidaturas petistas apresentadas nas eleições ocorridas no país entre 1982 e 1998, referentes a campanhas de Djalma Bom a deputado estadual por São Paulo; e também movimentos dos quais o PT tomou parte no período, tais como Diretas Já e Constituinte, e documentos relativos a diferentes movimentos sociais, como o sindical e de mulheres, entre outros. Além de eventos realizados pelo PT e de atividades de campanha promovidas pelo partido, as fotografias contemplam raro registro de curso de formação política promovido em 1983 pela Fundação Wilson Pinheiro, que contou com a participação de praticamente toda a Comissão Executiva Nacional do partido na época.

Appraisal, destruction and scheduling

Accruals

System of arrangement

Conditions of access and use area

Conditions governing access

Público, mediante agendamento prévio.

Conditions governing reproduction

reprodução permitida, salvo em casos de direitos autorais.

Language of material

  • Portuguese

Script of material

Language and script notes

Physical characteristics and technical requirements

Finding aids

Allied materials area

Existence and location of originals

Existence and location of copies

Related units of description

Related descriptions

Notes area

Note

Acervo em bom estado de conservação

Alternative identifier(s)

Access points

Subject access points

Place access points

Name access points

Genre access points

Description control area

Description identifier

Institution identifier

Rules and/or conventions used

Conselho Internacional de Arquivos. ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. 2a ed. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2000.

Dates of creation revision deletion

Descrição: agosto de 2009.
Revisão: abril de 2020.

Language(s)

Sources

Accession area

Related subjects

Related people and organizations

Related genres

Related places