Fundo EGR - Ernani Gragnanello

Identificatie

referentie code

EGR

Titel

Ernani Gragnanello

Datum(s)

  • 1977 - 2006 (Vervaardig)

Beschrijvingsniveau

Fundo

Omvang en medium

Documentos textuais: 10 caixas/pastas (0,9 metros lineares).
Documentos iconográficos: 12 cartazes e 07 adesivos.

Context

Naam van de archiefvormer

Biografie

Ernani Gragnanello é natural de Mogi Mirim/SP. Formou-se em direito pela Faculdade Otávio Bastos em 1987, especializando-se em gestão e direito público entre 2007 e 2008. Iniciou sua militância em 1977 nas áreas de cultura e esportes. Acompanhou o PT desde o início, época em que também se aproximou da tendência Articulação e ingressou na universidade, passando a atuar no movimento estudantil. Nesse período, presidiu o grêmio de sua faculdade e a União Mogimiriana dos Estudantes. Em 1988 foi eleito vereador pelo PT na cidade e, em 1992, candidatou-se a prefeito. Pouco depois integrou a direção da Macrorregião do PT de Campinas, primeiro como coordenador, depois como tesoureiro. Entre 1994 e 2008 candidatou-se a cargos em diferentes níveis pelo PT, elegendo-se em 1996 como o vereador mais votado da história da cidade. Entre 2001 e 2007 foi Secretário de Assuntos Jurídicos dos municípios de Amparo/SP e Sumaré/SP. Foi assessor jurídico da Câmara dos Vereadores de Santa Bárbara do Oeste/SP e presidente do PT de Mogi Mirim – função que já havia exercido em gestões anteriores. Atualmente é presidente do Partido dos Trabalhadores em Mogi Mirim/SP.

Geschiedenis van het archief

O conjunto, majoritariamente constituído de documentação acumulada pelo titular ao longo de sua trajetória, inclui também conjuntos documentais originalmente pertencentes ao Diretório Municipal de Mogi Mirim. O acervo sob a guarda do centro foi constituído a partir de doações sucessivas efetuadas pelo titular entre 2005 e 2009.
Em 2019, como parte do processo de tratamento arquivístico, identificou-se que os exemplares de periódicos nacionais do PT, Jornal dos Trabalhadores, Boletim Nacional e PT Notícias, pertencentes ao Diretório Municipal de Mogi Mirim eram duplicatas de exemplares existentes em outros fundos, e estavam em péssimo estado de conservação. Realizado este diagnóstico, elaborada listagem e avaliação de documentos, estes exemplares foram encaminhados para eliminação.

Directe bron van verwerving of overbrenging

Doação: Ernani Gragnanello, 2005-2008.

Inhoud en structuur

Bereik en inhoud

O acervo reúne textos, relatórios, panfletos, folhetos e adesivos de campanha de candidaturas majoritárias e proporcionais do PT apresentadas às eleições ocorridas entre 1982 e 2006. O conjunto inclui documentos de candidaturas do partido nos municípios de Piracicaba/SP e Mogi Mirim/SP, entre as quais a do próprio Ernani, para vereador e prefeito de Mogi Mirim/SP, e a de Rosana, sua esposa, para vereadora e prefeita. O acervo inclui ainda ofícios, resoluções e cadernos de teses, entre outros documentos, produzidos pelo Diretório Nacional do PT, pelo Diretório Estadual de São Paulo e pelo Diretório Municipal do PT em Mogi Mirim entre as décadas de 1980 e 2000. Por fim, inclui também publicações de tendências do PT, tais como Democracia Socialista e Luta pelo Socialismo; além de outros títulos de periódicos publicados nos anos 1980, entre os quais se podem destacar Jornal da Constituinte, Realidade Administrativa (editado pela Prefeitura de Mogi Mirim) e Barricada (versão em português do informativo da Frente Sandinista de Libertação Nacional); entre outros.

Waardering, vernietiging en slectie

Aanvullingen

Ordeningstelsel

Voorwaarden voor toegang en gebruik

Voorwaarden voor raadpleging

Público, mediante agendamento prévio.

Voorwaarden voor reproductie

reprodução permitida, salvo em casos de direitos autorais.

Taal van het materiaal

  • Portugees

Schrift van het materiaal

Taal en schrift aantekeningen

Fysieke eigenschappen en technische eisen

Toegangen

Verwante materialen

Bestaan en verblifplaats van originelen

Bestaan en verblijfplaats van kopieën

Related units of description

Related descriptions

Aantekeningen

Aantekening

Acervo em bom estado de conservação

Alternative identifier(s)

Trefwoorden

Onderwerp trefwoord

Geografische trefwoorden

Naam ontsluitingsterm

Genre access points

Beschrijvingsbeheer

Identificatie van de beschrijving

Identificatiecode van de instelling

Toegepaste regels en/of conventies

Conselho Internacional de Arquivos. ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. 2a ed. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2000.

Verwijdering van datering archiefvorming

Descrição: agosto de 2009.
Revisão: abril de 2020.

Taal (talen)

Bronnen

Voorwaarden voor raadpleging en gebruik

Related subjects

Related people and organizations

Related genres

Related places