Fundo EGR - Ernani Gragnanello

Zona de identificação

Código de referência

EGR

Título

Ernani Gragnanello

Data(s)

  • 1977 - 2006 (Produção)

Nível de descrição

Fundo

Dimensão e suporte

Documentos textuais: 10 caixas/pastas (0,9 metros lineares).
Documentos iconográficos: 12 cartazes e 07 adesivos.

Zona do contexto

Nome do produtor

História biográfica

Ernani Gragnanello é natural de Mogi Mirim/SP. Formou-se em direito pela Faculdade Otávio Bastos em 1987, especializando-se em gestão e direito público entre 2007 e 2008. Iniciou sua militância em 1977 nas áreas de cultura e esportes. Acompanhou o PT desde o início, época em que também se aproximou da tendência Articulação e ingressou na universidade, passando a atuar no movimento estudantil. Nesse período, presidiu o grêmio de sua faculdade e a União Mogimiriana dos Estudantes. Em 1988 foi eleito vereador pelo PT na cidade e, em 1992, candidatou-se a prefeito. Pouco depois integrou a direção da Macrorregião do PT de Campinas, primeiro como coordenador, depois como tesoureiro. Entre 1994 e 2008 candidatou-se a cargos em diferentes níveis pelo PT, elegendo-se em 1996 como o vereador mais votado da história da cidade. Entre 2001 e 2007 foi Secretário de Assuntos Jurídicos dos municípios de Amparo/SP e Sumaré/SP. Foi assessor jurídico da Câmara dos Vereadores de Santa Bárbara do Oeste/SP e presidente do PT de Mogi Mirim – função que já havia exercido em gestões anteriores. Atualmente é presidente do Partido dos Trabalhadores em Mogi Mirim/SP.

História do arquivo

O conjunto, majoritariamente constituído de documentação acumulada pelo titular ao longo de sua trajetória, inclui também conjuntos documentais originalmente pertencentes ao Diretório Municipal de Mogi Mirim. O acervo sob a guarda do centro foi constituído a partir de doações sucessivas efetuadas pelo titular entre 2005 e 2009.
Em 2019, como parte do processo de tratamento arquivístico, identificou-se que os exemplares de periódicos nacionais do PT, Jornal dos Trabalhadores, Boletim Nacional e PT Notícias, pertencentes ao Diretório Municipal de Mogi Mirim eram duplicatas de exemplares existentes em outros fundos, e estavam em péssimo estado de conservação. Realizado este diagnóstico, elaborada listagem e avaliação de documentos, estes exemplares foram encaminhados para eliminação.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Doação: Ernani Gragnanello, 2005-2008.

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

O acervo reúne textos, relatórios, panfletos, folhetos e adesivos de campanha de candidaturas majoritárias e proporcionais do PT apresentadas às eleições ocorridas entre 1982 e 2006. O conjunto inclui documentos de candidaturas do partido nos municípios de Piracicaba/SP e Mogi Mirim/SP, entre as quais a do próprio Ernani, para vereador e prefeito de Mogi Mirim/SP, e a de Rosana, sua esposa, para vereadora e prefeita. O acervo inclui ainda ofícios, resoluções e cadernos de teses, entre outros documentos, produzidos pelo Diretório Nacional do PT, pelo Diretório Estadual de São Paulo e pelo Diretório Municipal do PT em Mogi Mirim entre as décadas de 1980 e 2000. Por fim, inclui também publicações de tendências do PT, tais como Democracia Socialista e Luta pelo Socialismo; além de outros títulos de periódicos publicados nos anos 1980, entre os quais se podem destacar Jornal da Constituinte, Realidade Administrativa (editado pela Prefeitura de Mogi Mirim) e Barricada (versão em português do informativo da Frente Sandinista de Libertação Nacional); entre outros.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de organização

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Público, mediante agendamento prévio.

Condiçoes de reprodução

reprodução permitida, salvo em casos de direitos autorais.

Idioma do material

  • português

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Zona das notas

Nota

Acervo em bom estado de conservação

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso - Locais

Pontos de acesso - Nomes

Pontos de acesso de gênero

Zona de controle da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Conselho Internacional de Arquivos. ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. 2a ed. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2000.

Datas de criação, revisão, eliminação

Descrição: agosto de 2009.
Revisão: abril de 2020.

Línguas e escritas

Fontes

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Gêneros relacionados

Locais relacionados