Fundo DSC - Democracia Socialista – Tendência Interna do PT (jornal Em Tempo)

Zona de identificação

Código de referência

DSC

Título

Democracia Socialista – Tendência Interna do PT (jornal Em Tempo)

Data(s)

  • 1977 - 2003 (Produção)

Nível de descrição

Fundo

Dimensão e suporte

Documentos textuais: 57 caixas/pastas (8,75 metros lineares).
Documentos iconográficos: 5.750 fotografias, 415 negativos, 09 diapositivos e 2.935 contatos fotográficos.
Documentos audiovisuais: 02 fitas VHS.

Zona do contexto

Nome do produtor

História biográfica

A Democracia Socialista (DS) é uma organização que se define como marxista-revolucionária e foi fundada em 1979. A organização participou ativamente da fundação do PT, passando desde então a integrar sua direção. Durante longo período foi a seção brasileira da IV Internacional (Secretariado Unificado), que tinha entre seus dirigentes Ernest Mandel. A DS resultou da aproximação da Tendência Socialista do Movimento Democrático Brasileiro gaúcho (“Peleia”, no movimento estudantil) e da organização mineira “Centelha”, no movimento estudantil). Integrou-a também nesse momento remanescentes do Partido Operário Comunista-Combate. Tais setores colaboraram com outros grupos no lançamento do jornal Em Tempo em 1977, que logo se tornou o órgão porta-voz da DS. Recebeu novas adesões em 1981, quando passou a denominar-se Organização Revolucionária Marxista-Democracia Socialista (ORM-DS). Em 1988, se consolidou como tendência do PT, com o nome Democracia Socialista (DS). Nos anos 1980 disputou encontros do PT integrando o Bloco Operário-Popular, junto com o PRC e a Força Socialista. Nos anos 1990, participou da Opção de Esquerda. Em 2004, sofreu dissidências que se somaram ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). No 3° congresso do PT, a DS integrou o campo Mensagem ao Partido. No 6° Congresso lançou o movimento Muda PT.

História do arquivo

A constituição do acervo remonta a um período anterior à própria fundação da DS (1979), considerando que a publicação que posteriormente tornou-se seu jornal porta-voz foi fundada por uma frente de organizações ainda em 1977. Com a saída dos demais grupos, tais como o Movimento pela Emancipação do Proletariado (MEP) e o Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8), por exemplo, a publicação foi mantida pela DS e seus arquivos incorporados pela organização. Este acervo esteve por muitos anos depositado na sede do jornal em São Paulo, sob os cuidados da coordenação da publicação e da tendência. O acervo fotográfico do jornal e exemplares da publicação foram doados ao CSBH/FPA em 2000, por intermédio de Caio Galvão de França, membro do Em Tempo na época. A documentação textual do jornal e da tendência foi doada no mesmo período ao Centro de Documentação e Memória da UNESP (Cedem) e encontra-se disponível à pesquisa na instituição.
Em 2017 todos os jornais foram identificados e organizados, posteriormente digitalizados, catalogados e disponibilizados em base de dados no ano de 2019.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Doação: Democracia Socialista – Tendência Interna do PT, 2000.

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

O conjunto fotográfico constitui uma amostra representativa de momentos marcantes da trajetória dos movimentos sociais e das organizações de esquerda entre fins dos anos 1970 e meados dos anos 1990. Retrata campanhas como a Campanha pela Anistia e das Diretas Já, além de encontros, greves e manifestações de protesto protagonizadas por diferentes setores da sociedade, como os movimentos comunitário, estudantil, de mulheres e sindical. A esse respeito, destacam-se os metalúrgicos, embora o acervo também retrate as lutas dos bancários, jornalistas, médicos, professores, entre outras categorias. O acervo inclui ainda imagens de atividades promovidas por diferentes organizações com as quais a DS manteve relação, além de atividades promovidas pela própria DS. No que se refere ao PT, inclui ainda imagens de campanhas, de encontros e convenções em diferentes níveis, de governos conquistados pelo partido e das Caravanas da Cidadania, promovidas pelo PT no início dos anos 1990. Os documentos textuais são compostos por periódicos de grande circulação, tais como: Revista Combate, Inprecor, International Viewpoint, Against the Current, Desde los Cuatro Puntos, La Gauche, Freedom Socialist, Le Monde Diplomatique e Rouge, além dos exemplares do jornal Em Tempo.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Aberto a novas incorporações.

Sistema de organização

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

público, mediante agendamento prévio.

Condiçoes de reprodução

reprodução permitida, salvo em casos de direitos autorais.

Idioma do material

  • espanhol
  • francês
  • inglês
  • português

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

O CSBH não dispõe do equipamento necessário à reprodução de fitas VHS para o acervo audiovisual.

Instrumentos de descrição

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Fundo Em Tempo disponível no Centro de Documentação e Memória da UNESP (Cedem).

Descrições relacionadas

Zona das notas

Nota

Acervo em bom estado de conservação, exceto os jornais que estão em estado de conservação de regular a ruim, devido à fragilidade do suporte.

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso - Locais

Pontos de acesso - Nomes

Pontos de acesso de gênero

Zona de controle da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Conselho Internacional de Arquivos. ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. 2a ed. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2000.

Datas de criação, revisão, eliminação

Descrição: agosto de 2009.
Revisão: abril de 2020.

Línguas e escritas

Fontes

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Gêneros relacionados

Locais relacionados