Fundo DSC - Democracia Socialista – Tendência Interna do PT (jornal Em Tempo)

Área de identidad

Código de referencia

DSC

Título

Democracia Socialista – Tendência Interna do PT (jornal Em Tempo)

Fecha(s)

  • 1977 - 2003 (Creación)

Nivel de descripción

Fundo

Volumen y soporte

Documentos textuais: 57 caixas/pastas (8,75 metros lineares).
Documentos iconográficos: 5.750 fotografias, 415 negativos, 09 diapositivos e 2.935 contatos fotográficos.
Documentos audiovisuais: 02 fitas VHS.

Área de contexto

Nombre del productor

Historia biográfica

A Democracia Socialista (DS) é uma organização que se define como marxista-revolucionária e foi fundada em 1979. A organização participou ativamente da fundação do PT, passando desde então a integrar sua direção. Durante longo período foi a seção brasileira da IV Internacional (Secretariado Unificado), que tinha entre seus dirigentes Ernest Mandel. A DS resultou da aproximação da Tendência Socialista do Movimento Democrático Brasileiro gaúcho (“Peleia”, no movimento estudantil) e da organização mineira “Centelha”, no movimento estudantil). Integrou-a também nesse momento remanescentes do Partido Operário Comunista-Combate. Tais setores colaboraram com outros grupos no lançamento do jornal Em Tempo em 1977, que logo se tornou o órgão porta-voz da DS. Recebeu novas adesões em 1981, quando passou a denominar-se Organização Revolucionária Marxista-Democracia Socialista (ORM-DS). Em 1988, se consolidou como tendência do PT, com o nome Democracia Socialista (DS). Nos anos 1980 disputou encontros do PT integrando o Bloco Operário-Popular, junto com o PRC e a Força Socialista. Nos anos 1990, participou da Opção de Esquerda. Em 2004, sofreu dissidências que se somaram ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). No 3° congresso do PT, a DS integrou o campo Mensagem ao Partido. No 6° Congresso lançou o movimento Muda PT.

Historia archivística

A constituição do acervo remonta a um período anterior à própria fundação da DS (1979), considerando que a publicação que posteriormente tornou-se seu jornal porta-voz foi fundada por uma frente de organizações ainda em 1977. Com a saída dos demais grupos, tais como o Movimento pela Emancipação do Proletariado (MEP) e o Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8), por exemplo, a publicação foi mantida pela DS e seus arquivos incorporados pela organização. Este acervo esteve por muitos anos depositado na sede do jornal em São Paulo, sob os cuidados da coordenação da publicação e da tendência. O acervo fotográfico do jornal e exemplares da publicação foram doados ao CSBH/FPA em 2000, por intermédio de Caio Galvão de França, membro do Em Tempo na época. A documentação textual do jornal e da tendência foi doada no mesmo período ao Centro de Documentação e Memória da UNESP (Cedem) e encontra-se disponível à pesquisa na instituição.
Em 2017 todos os jornais foram identificados e organizados, posteriormente digitalizados, catalogados e disponibilizados em base de dados no ano de 2019.

Origen del ingreso o transferencia

Doação: Democracia Socialista – Tendência Interna do PT, 2000.

Área de contenido y estructura

Alcance y contenido

O conjunto fotográfico constitui uma amostra representativa de momentos marcantes da trajetória dos movimentos sociais e das organizações de esquerda entre fins dos anos 1970 e meados dos anos 1990. Retrata campanhas como a Campanha pela Anistia e das Diretas Já, além de encontros, greves e manifestações de protesto protagonizadas por diferentes setores da sociedade, como os movimentos comunitário, estudantil, de mulheres e sindical. A esse respeito, destacam-se os metalúrgicos, embora o acervo também retrate as lutas dos bancários, jornalistas, médicos, professores, entre outras categorias. O acervo inclui ainda imagens de atividades promovidas por diferentes organizações com as quais a DS manteve relação, além de atividades promovidas pela própria DS. No que se refere ao PT, inclui ainda imagens de campanhas, de encontros e convenções em diferentes níveis, de governos conquistados pelo partido e das Caravanas da Cidadania, promovidas pelo PT no início dos anos 1990. Os documentos textuais são compostos por periódicos de grande circulação, tais como: Revista Combate, Inprecor, International Viewpoint, Against the Current, Desde los Cuatro Puntos, La Gauche, Freedom Socialist, Le Monde Diplomatique e Rouge, além dos exemplares do jornal Em Tempo.

Valorización, destrucción y programación

Acumulaciones

Aberto a novas incorporações.

Sistema de arreglo

Área de condiciones de acceso y uso

Condiciones de acceso

público, mediante agendamento prévio.

Condiciones

reprodução permitida, salvo em casos de direitos autorais.

Idioma del material

  • español
  • francés
  • inglés
  • portugués

Escritura del material

Notas sobre las lenguas y escrituras

Características físicas y requisitos técnicos

O CSBH não dispõe do equipamento necessário à reprodução de fitas VHS para o acervo audiovisual.

Instrumentos de descripción

Área de materiales relacionados

Existencia y localización de originales

Existencia y localización de copias

Unidades de descripción relacionadas

Fundo Em Tempo disponível no Centro de Documentação e Memória da UNESP (Cedem).

Descripciones relacionadas

Área de notas

Notas

Acervo em bom estado de conservação, exceto os jornais que estão em estado de conservação de regular a ruim, devido à fragilidade do suporte.

Identificador/es alternativo(os)

Puntos de acceso

Puntos de acceso por materia

Puntos de acceso por lugar

Puntos de acceso por autoridad

Tipo de puntos de acceso

Área de control de la descripción

Identificador de la descripción

Identificador de la institución

Reglas y/o convenciones usadas

Conselho Internacional de Arquivos. ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. 2a ed. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2000.

Fechas de creación revisión eliminación

Descrição: agosto de 2009.
Revisão: abril de 2020.

Idioma(s)

Fuentes

Área de Ingreso

Materias relacionadas

Personas y organizaciones relacionadas

Tipos relacionados

Lugares relacionados