Fundo CKM - Ceici Kameyama

Zona de identificação

Código de referência

CKM

Título

Ceici Kameyama

Data(s)

  • 1980 - 2006 (Produção)

Nível de descrição

Fundo

Dimensão e suporte

Documentos textuais: 26 caixas (3,51 metros lineares).

Zona do contexto

Nome do produtor

História biográfica

Ceici Kameyama é natural de Jataizinho/PR. Graduou-se em engenharia elétrica pela Universidade de São Paulo (USP) em 1964. Iniciou sua militância estudantil no Instituto Tecnológico da Aeronáutica nos anos 1960, onde ingressou na Organização Revolucionária Marxista-Política Operária (Polop). Transferindo-se para a USP, atuou junto ao movimento sindical e integrou a União Estadual dos Estudantes entre 1962 e 1963. Preso em 1971, dedicou-se após sua soltura em 1973, em conjunto com dois outros militantes do grupo, à reprodução de todo o arquivo da Polop em filme fotográfico, destruindo os originais por medida de segurança. Aderiu ao PT desde o início. Como membro da Polop, corrente que depois se diluiu no PT, aproximou-se da tendência Articulação. Assumiu a Secretaria de Abastecimento da primeira gestão petista em Diadema (1982-1985). Em 1988 foi um dos coordenadores da campanha do PT à prefeitura de São Paulo e, em 1992, aderiu à tendência Articulação de Esquerda. Integrou diretórios zonais do PT em São Paulo, além dos Diretórios Municipal e Estadual do partido, a assessoria de inúmeros mandatos petistas e ainda o Instituto de Políticas Públicas, instituído nos anos 1990 pelo PT. Desligou-se do partido em 2005 e hoje mantém atuação independente. É assessor técnico aposentado pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

História do arquivo

Acervo composto a partir de doações sucessivas efetuadas pelo titular, predominantemente entre 2005 e 2008. O acervo da Organização de Combate Marxista Leninista-Política Operária (OCML-PO), que permaneceu sob sua guarda desde os anos 1960 e reflete parcialmente sua militância na organização, foi doado ao Centro de Documentação e Memória da UNESP em 2005 e encontra-se disponível à pesquisa naquela instituição sob a denominação Fundo Organização Revolucionária Marxista Política Operária (ORM-Polop), inicialmente adotada por aquele agrupamento.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Doações sucessivas: Ceici Kameyama, 2005 - 2008 e 2018.

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

No acervo encontram-se publicações periódicas, panfletos, folhetos e documentação interna (tais como relatórios, ofícios e circulares) produzidos pelo Diretório Distrital do PT de Santa Cecília e pelo Diretório Zonal do Centro, bem como pelo Diretório Estadual do PT em São Paulo e pelo Diretório Municipal da capital paulista. Inclui também jornais e documentos internos da tendência petista Articulação de Esquerda; panfletos, folhetos e boletins produzidos por movimentos sociais, sobretudo o movimento sindical; cadernos e boletins de mandatos executivos e legislativos do PT; além de documentos publicados por inúmeras organizações de esquerda, desde tendências internas do PT até outros partidos de esquerda e coletivos não legalizados como partidos.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de organização

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Público, mediante agendamento prévio.

Condiçoes de reprodução

reprodução permitida, salvo em casos de direitos autorais.

Idioma do material

  • português

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Fundo Organização Revolucionária Marxista – Política Operária (ORM-Polop), disponível no Centro de Documentação e Memória da UNESP (CEDEM).

Descrições relacionadas

Zona das notas

Nota

Acervo em bom estado conservação.

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso - Locais

Pontos de acesso - Nomes

Pontos de acesso de gênero

Zona de controle da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Conselho Internacional de Arquivos. ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. 2a ed. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2000.

Datas de criação, revisão, eliminação

Descrição: agosto de 2009.
Revisão: abril de 2020.

Línguas e escritas

Fontes

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Gêneros relacionados

Locais relacionados