Fundo CKM - Ceici Kameyama

Identificatie

referentie code

CKM

Titel

Ceici Kameyama

Datum(s)

  • 1980 - 2006 (Vervaardig)

Beschrijvingsniveau

Fundo

Omvang en medium

Documentos textuais: 26 caixas (3,51 metros lineares).

Context

Naam van de archiefvormer

Biografie

Ceici Kameyama é natural de Jataizinho/PR. Graduou-se em engenharia elétrica pela Universidade de São Paulo (USP) em 1964. Iniciou sua militância estudantil no Instituto Tecnológico da Aeronáutica nos anos 1960, onde ingressou na Organização Revolucionária Marxista-Política Operária (Polop). Transferindo-se para a USP, atuou junto ao movimento sindical e integrou a União Estadual dos Estudantes entre 1962 e 1963. Preso em 1971, dedicou-se após sua soltura em 1973, em conjunto com dois outros militantes do grupo, à reprodução de todo o arquivo da Polop em filme fotográfico, destruindo os originais por medida de segurança. Aderiu ao PT desde o início. Como membro da Polop, corrente que depois se diluiu no PT, aproximou-se da tendência Articulação. Assumiu a Secretaria de Abastecimento da primeira gestão petista em Diadema (1982-1985). Em 1988 foi um dos coordenadores da campanha do PT à prefeitura de São Paulo e, em 1992, aderiu à tendência Articulação de Esquerda. Integrou diretórios zonais do PT em São Paulo, além dos Diretórios Municipal e Estadual do partido, a assessoria de inúmeros mandatos petistas e ainda o Instituto de Políticas Públicas, instituído nos anos 1990 pelo PT. Desligou-se do partido em 2005 e hoje mantém atuação independente. É assessor técnico aposentado pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Geschiedenis van het archief

Acervo composto a partir de doações sucessivas efetuadas pelo titular, predominantemente entre 2005 e 2008. O acervo da Organização de Combate Marxista Leninista-Política Operária (OCML-PO), que permaneceu sob sua guarda desde os anos 1960 e reflete parcialmente sua militância na organização, foi doado ao Centro de Documentação e Memória da UNESP em 2005 e encontra-se disponível à pesquisa naquela instituição sob a denominação Fundo Organização Revolucionária Marxista Política Operária (ORM-Polop), inicialmente adotada por aquele agrupamento.

Directe bron van verwerving of overbrenging

Doações sucessivas: Ceici Kameyama, 2005 - 2008 e 2018.

Inhoud en structuur

Bereik en inhoud

No acervo encontram-se publicações periódicas, panfletos, folhetos e documentação interna (tais como relatórios, ofícios e circulares) produzidos pelo Diretório Distrital do PT de Santa Cecília e pelo Diretório Zonal do Centro, bem como pelo Diretório Estadual do PT em São Paulo e pelo Diretório Municipal da capital paulista. Inclui também jornais e documentos internos da tendência petista Articulação de Esquerda; panfletos, folhetos e boletins produzidos por movimentos sociais, sobretudo o movimento sindical; cadernos e boletins de mandatos executivos e legislativos do PT; além de documentos publicados por inúmeras organizações de esquerda, desde tendências internas do PT até outros partidos de esquerda e coletivos não legalizados como partidos.

Waardering, vernietiging en slectie

Aanvullingen

Ordeningstelsel

Voorwaarden voor toegang en gebruik

Voorwaarden voor raadpleging

Público, mediante agendamento prévio.

Voorwaarden voor reproductie

reprodução permitida, salvo em casos de direitos autorais.

Taal van het materiaal

  • Portugees

Schrift van het materiaal

Taal en schrift aantekeningen

Fysieke eigenschappen en technische eisen

Toegangen

Verwante materialen

Bestaan en verblifplaats van originelen

Bestaan en verblijfplaats van kopieën

Related units of description

Fundo Organização Revolucionária Marxista – Política Operária (ORM-Polop), disponível no Centro de Documentação e Memória da UNESP (CEDEM).

Related descriptions

Aantekeningen

Aantekening

Acervo em bom estado conservação.

Alternative identifier(s)

Trefwoorden

Onderwerp trefwoord

Geografische trefwoorden

Naam ontsluitingsterm

Genre access points

Beschrijvingsbeheer

Identificatie van de beschrijving

Identificatiecode van de instelling

Toegepaste regels en/of conventies

Conselho Internacional de Arquivos. ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. 2a ed. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2000.

Verwijdering van datering archiefvorming

Descrição: agosto de 2009.
Revisão: abril de 2020.

Taal (talen)

Bronnen

Voorwaarden voor raadpleging en gebruik

Related subjects

Related people and organizations

Related genres

Related places