Fundo PTDN - Partido dos Trabalhadores – Diretório Nacional

Zona de identificação

Código de referência

PTDN

Título

Partido dos Trabalhadores – Diretório Nacional

Data(s)

  • 1980 - 2008 (Produção)

Nível de descrição

Fundo

Dimensão e suporte

Documentos textuais: 904 caixas/pastas (119 metros lineares).
Documentos bibliográficos: 210 itens.
Documentos iconográficos: 14.075 fotografias, 1.125 negativos e 2.675 fotogramas de contato fotográfico, 960 cartazes e 100 adesivos.
Documentos audiovisuais: 2.565 fitas VHS, 420 fitas Betacam, 35 fitas U-Matic, 07 rolos de filme e 360 DVDs.
Documentos sonoros: 1.350 fitas cassetes e 03 discos de vinil.
Documentos tridimensionais/têxteis: 170 camisetas, 50 bandeiras/faixas e 08 sacolas/bolsas.
Documentos tridimensionais: 425 broches.
Documentos micrográficos: 405 itens.

Zona do contexto

Nome do produtor

História do arquivo

Inicialmente dividida entre o gabinete do deputado Aírton Soares, no bairro do Bixiga em São Paulo, e a Barra Funda, também na capital paulista, a sede nacional do PT dispunha de recursos limitados. Por essa razão, até fins anos 1980, nenhum tratamento havia sido reservado aos seus arquivos, apesar das iniciativas propostas pela Fundação Wilson Pinheiro e pelo Instituto Cajamar, entidades ligadas ao partido. Em 1989, parte do acervo foi organizada por iniciativa de funcionários do PT nas Secretarias de Assuntos Institucionais, Relações Internacionais, Formação Política e Movimentos Populares. Em 1991 a sede foi transferida para o bairro da Barra Funda/SP. No novo espaço, os arquivos nacionais se confundiram com os do Diretório Estadual de São Paulo, que compartilhava o mesmo prédio, tendo sido parcialmente danificados ou destruídos pela ação do tempo e da umidade. Com a transferência do diretório para a atual sede, no bairro da Sé, em meados de 1996, os primeiros levantamentos documentais foram efetuados na Fundação Perseu Abramo, recém-instituída. Separados do arquivo do Diretório paulista, os documentos foram transferidos para a sede da FPA e desde então se encontram em processamento técnico, com documentos posteriormente liberados por outras instâncias do partido.
Entre os conjuntos documentais em estágio mais avançado de organização e descrição podem-se ressaltar as publicações periódicas nacionais do PT, além da documentação relacionada às campanhas eleitorais de 1982 a 2006, notadamente as de 1989, 1994 e 1998.
Em 17 de maio de 2005 cerca de 2.000 fotografias do fotógrafo Jorge Mariano que compunham o acervo do Diretório Nacional passam a integrar o acervo do CSBH/FPA.
Em 2017 todos os jornais nacionais foram identificados e ordenados, posteriormente digitalizados, catalogados e disponibilizados em base de dados no ano de 2019.
Em 2019 no processo de reorganização do acervo e elaboração do guia, os documentos identificados como pertencentes ao fundo “Edmir Alves Veludo – CHC” foram integrados ao fundo PTDN como um grupo, por ser este um acervo composto por documentos institucionais da Secretaria Nacional de Petistas Portadores de Deficiência – SNPPD, hoje Setorial de Pessoas com Deficiência, e assim não caracterizar um fundo pessoal.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Transferência: Fundo Partido dos Trabalhadores – Diretório Nacional, 1997 - 2008.
Recolhimento, Secretaria Nacional de Movimentos Populares e Políticas Setoriais, 2016.
Doação, Edmir Alves Veludo “Chuchu” - Secretaria Nacional de Petistas Portadores de Deficiência - SNPPD.

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

o acervo reúne parte da documentação produzida pelo que se define estatutariamente como Seção Nacional do Partido dos Trabalhadores, que inclui não somente o Diretório Nacional, mas também seus Encontros e Congressos, Comissão Executiva Nacional, secretarias nacionais, comitês nacionais de campanha, bancadas parlamentares nacionais, entre outras instâncias correspondentes a esse nível de organização. A documentação sob a guarda do CSBH concentra-se no período compreendido entre 1978 e 1989, embora, no caso de publicações periódicas, encontros e das campanhas eleitorais, as datas dos documentos se estendam praticamente aos dias de hoje. De modo geral, o acervo reflete a organização do PT, seus processos decisórios internos e sua relação com a sociedade em geral e com os movimentos sociais em particular.

Avaliação, selecção e eliminação

Recortes de jornal produzidos pela Secretaria Nacional de Comunicação do PT foram eliminados concomitantemente à microfilmagem do material, realizada entre 2006 e 2007.

Ingressos adicionais

Aberto a novas incorporações.

Sistema de organização

O fundo PTDN está dividido conforme a estrutura partidária do partido. Direção partidária, responsável pelos Encontros e Congressos do PT (ENPT e CNPT), Reuniões do Diretório Nacional (DN) e da Comissão Executiva Nacional (CEN); Disputa Eleitoral (DEL); e Secretarias: Geral; Finanças e Planejamento; Organização; Comunicação; Relações Internacionais; Formação Política; Mobilização; Assuntos Institucionais; Mulheres; Juventudes; Combate ao Racismo; LGBT; Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário, Sindical e Cultural; além das Setoriais Nacionais, vinculadas à Secretaria Nacional de Movimentos Populares e Políticas Setoriais, tais como: Ciência e Tecnologia, Comunitário, Direitos Humanos, Economia Solidária, Educação, Esporte e Lazer e Pessoas com Deficiência e Saúde.
Entre os documentos em estágio mais avançado de organização e descrição podem-se ressaltar as publicações periódicas nacionais do PT, os clippings produzidos pelo próprio partido, além da documentação relacionada às campanhas eleitorais de 1982 a 2006, notadamente as de 1989, 1994 e 1998.

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

A política de acesso, definida pelo titular do acervo, estabelece que apenas aquela documentação já tornada pública pelo partido encontra-se disponível à pesquisa. Desta forma, os grupos ENPT, CNPT, Reuniões do DN, CEN e DEL, dividem-se entre documentos reservados e públicos.

Condiçoes de reprodução

Reprodução permitida, desde que citada a fonte. Nos casos envolvendo direitos autorais, o uso é condicionado à autorização do autor ou fotógrafo.

Idioma do material

  • português

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

O CSBH não dispõe do equipamento necessário à reprodução de fitas em formato U-Matic e Betacam e película cinematográfica (rolo de filme) para o acervo audiovisual, e também não possui equipamento para reprodução de fitas cassetes, do acervo sonoro.

Instrumentos de descrição

Inventários das campanhas de 1989, 1994 e 1998, e catálogos dos conjuntos documentais microfilmados encontram-se disponíveis para consulta.

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Seleção de publicações avulsas produzidas pelo PT, séries de periódicos editados pelo partido em nível nacional, além de recortes de jornal em parte acumulados pelo próprio PT e materiais das campanhas de 1989, 1994 e 1998, encontram-se microfilmados. Além de disponíveis na FPA, cópias dos microfilmes podem ser consultadas em diversas instituições nacionais e internacionais, tais como o Arquivo Público do Estado de São Paulo, no Brasil; a Biblioteca do Congresso e a Universidade do Texas, nos Estados Unidos; além do Instituto Inter-nacional de História Social, sediado na Holanda.

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Zona das notas

Nota

Acervo em bom estado de conservação

Nota

Sobre o "sistema de organização" A divisão auxilia no processo de organização e classificação dos documentos e respeita as informações encontradas no arquivo, com auxílio da estrutura partidária disponível em: https://pt.org.br/estrutura-partidaria/ e das informações sobre as secretarias e setoriais do PT: https://pt.org.br/secretarias-e-setoriais/. No entanto não são todas as instâncias do PT que possuem seus documentos no acervo arquivístico do CSBH, até o momento de construção do guia.

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso - Locais

Pontos de acesso - Nomes

Pontos de acesso de gênero

Zona de controle da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Conselho Internacional de Arquivos. ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. 2a ed. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2000.

Datas de criação, revisão, eliminação

Descrição: agosto de 2009.
Revisão: março de 2020.

Línguas e escritas

Fontes

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Gêneros relacionados

Locais relacionados