Fundo OTR - O Trabalho – Tendência Interna do PT (jornal O Trabalho)

Área de identidad

Código de referencia

OTR

Título

O Trabalho – Tendência Interna do PT (jornal O Trabalho)

Fecha(s)

  • 1978 - 1987 (Creación)

Nivel de descripción

Fundo

Volumen y soporte

Documentos textuais: 48 caixas/pastas (5,76 metros lineares).
Documentos iconográficos: 950 fotografias, 200 negativos e 3.000 fotogramas em folhas de contato fotográfico.

Área de contexto

Nombre del productor

Historia biográfica

A Organização Socialista Internacionalista (OSI) foi fundada em 1976 como seção brasileira do Comitê Organizativo de Reconstrução da Quarta Internacional (Corqui), referenciada no dirigente francês Pierre Lambert. No movimento estudantil constituiu a tendência Liberdade e Luta. No movimento sindical notabilizou-se como o principal grupo impulsionador dos Encontros Nacionais dos Trabalhadores em Oposição à Estrutura Sindical (Entoes), ocorridos em fins dos anos 1970. Crítica à orientação inicial do PT, a OSI foi uma das últimas organizações de esquerda a aderir ao partido, consolidando sua opção somente em meados de 1983, quando passou a denominar-se Fração Quarta Internacional. Em 1986 assumiu integralmente sua condição de tendência do PT e adota a denominação de seu jornal porta-voz, O Trabalho. Entre 1986 e 1987 cindiu-se e parte de seus militantes integrou-se à Articulação e parte manteve-se como O Trabalho. Em 2006, sofreu nova cisão que culminou na formação da tendência Esquerda Marxista do PT.

Historia archivística

O acervo resulta, em parte, da transferência de documentos localizados na sede do PT, provavelmente no final dos anos 1990. Pesquisa inicial indica ser esse conjunto uma parcela remanescente do acervo localizado na sede do partido e devolvido à redação do jornal O Trabalho entre 1991 e 1992. A separação desses documentos do conjunto do acervo fotográfico do PT foi efetuada pela equipe do CSBH em 2009, com a colaboração de Paulo Zocchi, ex-integrante do jornal. A maior parte do acervo, todavia, provém de depósito provisório efetuado por Vera Jursys, ex-integrante do jornal, recebido pelo CSBH/FPA em 2003. A parcela do acervo da Organização Socialista Internacionalista, originalmente sob a guarda da própria corrente, foi doada em 1987 sob a denominação Fundo Livraria Palavra ao Centro de Documentação do Movimento Operário Mário Pedrosa (CEMAP) e encontra-se disponível para consulta no Centro de Documentação e Memória da UNESP (CEDEM). 
Em 2017 todos os jornais foram identificados e acondicionados. No mesmo ano foram identificados e ordenados os jornais O Trabalho, que pertenciam à coleção TPI, estes foram reagrupados junto com os outros jornais do fundo O Trabalho.

Origen del ingreso o transferencia

Transferência: Fundo Partido dos Trabalhadores – Diretório Nacional, 1998.
Depósito provisório: Vera Jursys, 2004

Área de contenido y estructura

Alcance y contenido

Incluem exemplares do jornal O Trabalho, publicados entre os anos 1970 e 1990, e fotografias que retratam movimentos sindicais, estudantis e populares, ocorridos em âmbito nacional e internacional nos anos 1970 e 1980. Entre os movimentos sindicais destacam-se greves, atos e assembleias de bancários, professores e metalúrgicos, entre outras categorias; protestos do Primeiro de Maio; além dos principais encontros e congressos de trabalhadores que antecedem a fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT), tais como o Congresso Nacional da Classe Trabalhadora (CONCLAT) e o Encontro Nacional dos Trabalhadores em Oposição à Estrutura Sindical (ENTOES). No que se refere aos estudantes, retrata encontros e manifestações de protesto protagonizadas tanto por universitários como por secundaristas. Inclui ainda imagens das lutas de desempregados e de moradores de favelas do Butantã; do movimento pela Constituinte; de atividades promovidas pela Organização Socialista Internacionalista, tais como ato em comemoração aos 64 anos da Revolução Russa de 1917; além de imagens de combatentes sandinistas na Nicarágua e de manifestações sindicais registradas na Polônia.

Valorización, destrucción y programación

Acumulaciones

Aberto a novas incorporações.

Sistema de arreglo

Área de condiciones de acceso y uso

Condiciones de acceso

público, mediante agendamento prévio.

Condiciones

reprodução permitida, salvo em casos de direitos autorais.

Idioma del material

  • portugués

Escritura del material

Notas sobre las lenguas y escrituras

Características físicas y requisitos técnicos

Instrumentos de descripción

Área de materiales relacionados

Existencia y localización de originales

Existencia y localización de copias

Unidades de descripción relacionadas

Fundo Livraria Palavra, disponível no Centro de Documentação e Memória da UNESP (CEDEM); coleção Organização Socialista Internacionalista (OSI), Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa (CEDAP) da UNESP e fundo Vera Jursys, disponível no acervo CSBH/FPA.

Descripciones relacionadas

Área de notas

Notas

Acervo em estado regular de conservação

Identificador/es alternativo(os)

Puntos de acceso

Puntos de acceso por materia

Puntos de acceso por lugar

Puntos de acceso por autoridad

Tipo de puntos de acceso

Área de control de la descripción

Identificador de la descripción

Identificador de la institución

Reglas y/o convenciones usadas

Conselho Internacional de Arquivos. ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. 2a ed. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2000.

Fechas de creación revisión eliminación

Descrição: agosto de 2009.
Revisão: abril de 2020.

Idioma(s)

Fuentes

Área de Ingreso

Materias relacionadas

Personas y organizaciones relacionadas

Tipos relacionados

Lugares relacionados