Fundo MEP - Movimento pela Emancipação do Proletariado (jornal Companheiro)

Zona de identificação

Código de referência

MEP

Título

Movimento pela Emancipação do Proletariado (jornal Companheiro)

Data(s)

  • 1977 - 1985 (Produção)

Nível de descrição

Fundo

Dimensão e suporte

Documentos textuais: 06 caixas/pastas (1,30 metros lineares).
Documentos audiovisuais: 10 DVDs.

Zona do contexto

Nome do produtor

História biográfica

O Movimento pela Emancipação do Proletariado (MEP) foi formado em congresso realizado em 1976 a partir da Fração Bolchevique da Organização de Combate Marxista-Leninista – Política Operária (OCML/PO), constituída em 1970. Em suas resoluções, caracterizou a sociedade brasileira como capitalista dependente, e a revolução como imediatamente socialista. Ao longo de toda sua trajetória, publicou o periódico clandestino Nova Luta, e entre 1979 e 1981 o jornal Companheiro. Inicialmente concentrado no Rio de Janeiro, consolidou-se posteriormente nos estados do Pará, Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo, particularmente nos movimentos estudantil e sindical. O MEP adquiriu visibilidade com as prisões ocorridas em São Paulo e no Rio de Janeiro entre junho e agosto de 1977, quando foi detectado pelos órgãos de repressão. Desde o início, participou do movimento pela formação do PT, caracterizando-o como uma frente legal que possibilitaria o reagrupamento da esquerda clandestina. Após cisões ocorridas em 1982 e 1984, fundiu-se à Organização Comunista Democracia Proletária (OCDP) e ao Partido Comunista do Brasil-Ala Vermelha (PCdoB-AV) dando origem, em 1985, ao Movimento Comunista Revolucionário (MCR)

História do arquivo

A maior parte do acervo textual pertenceu a Luiz Sérgio Gomes da Silva, dirigente do MEP dedicado à formação política e à coordenação do trabalho do grupo junto aos movimentos populares. O conjunto havia sido doado ao PT em fins de 1988 e foi localizado, parcialmente reconstituído e pré-organizado pela equipe do CSBH entre 2006 e 2008. O restante da documentação foi recebida como doação de ex-integrantes da organização, por intermédio de Carlos Henrique Menegozzo, pesquisador dedicado à história do MEP e então integrante da equipe do CSBH. Os acervos audiovisuais provêm de Humberto Assis Borges, membro da célula do MEP no bairro do Butantã em São Paulo e repórter fotográfico do jornal Companheiro, tendo sido entregue à CSBH/FPA em doações sucessivas entre 2008 e 2009. O documentário De mãos dadas, por sua vez, foi recebido em 2009 por doação de André Lázaro, simpatizante do MEP no Rio de Janeiro e produtor do filme com Ivan Vianna, falecido em 2006. 
Acervo pré-organizado a partir de método funcional de classificação arquivística.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Transferência: Fundo Partido dos Trabalhadores – Diretório Nacional, 2006-2008.
Doação: Humberto de Assis Borges, 2008-2009.
Doação: André Lázaro, 2009

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

o acervo reúne documentos produzidos por instâncias do MEP em nível nacional, bem como por seus Comitês Regionais, entre os quais destacamos os dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Pará e Pernambuco. Inclui exemplares do jornal Companheiro; teses, resoluções e relatórios de congressos e de reuniões da direção da organização em diferentes níveis; além de significativo volume de documentos que reflete a atuação do MEP nos movimentos sociais. A esse respeito destacam-se os conjuntos textuais referentes aos ativos estudantil e de bairros ocorridos em 1980 e 1981; relatórios de avaliação das atividades de células atuantes em bairros periféricos e favelas em diferentes regiões do país em fins dos anos 1970; exemplares do jornal O Berro, editado por simpatizantes do grupo no Rio de Janeiro; além de registros audiovisuais da presença da organização em encontros estudantis, assembleias sindicais e manifestações de rua, em que se destaca o documentário De mãos dadas (1981), produzido por ocasião do julgamento, em 1978, de militantes da organização presos no ano anterior.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de organização

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

público, mediante agendamento prévio.

Condiçoes de reprodução

reprodução permitida, salvo em casos de direitos autorais.

Idioma do material

  • português

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Fundo Movimento pela Emancipação do Proletariado, coleção Organizações Político-Partidárias e coleção Tendências e Partidos Integrados ao PT, disponíveis no CSBH/FPA.

Descrições relacionadas

Zona das notas

Nota

Acervo em estado regular de conservação.

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso - Locais

Pontos de acesso de gênero

Zona de controle da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Conselho Internacional de Arquivos. ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. 2a ed. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2000.

Datas de criação, revisão, eliminação

Descrição: agosto de 2009.
Revisão: abril de 2020.

Línguas e escritas

Fontes

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Gêneros relacionados

Locais relacionados