Fundo MSL - Mayumi de Souza Lima

Zona de identificação

Código de referência

MSL

Título

Mayumi de Souza Lima

Data(s)

  • 1963 - 1994 (Produção)

Nível de descrição

Fundo

Dimensão e suporte

Documentos textuais: 27 caixas (3,50 metros lineares).
Documentos iconográficos: 1.030 fotografias, 2.000 negativos e 1.625 diapositivos.
Documentos audiovisuais: 01 fita VHS.
Documentos sonoros: 13 fitas cassete.

Zona do contexto

Nome do produtor

História biográfica

Mayumi Watanabe de Souza Lima nasceu em Tóquio, Japão. Formada em arquitetura pela Universidade de São Paulo, iniciou sua atividade profissional como docente em 1963 na Universidade de Brasília. Em 1965 retornou para São Paulo com seu marido Sérgio de Souza Lima após a invasão da instituição pelos militares. Entre 1970 e 1971 lecionou em Santos e colaborou com projetos de habitação popular. Vinculada ao Partido Comunista Brasileiro (PCB), foi presa em 1971. Libertada, lecionou entre 1972 e 1974 em São José dos Campos. Participou da fundação do PT desde o início, tendo sido signatária do Manifesto dos 113, que deu origem à tendência Articulação. Ao longo dos anos 1980 trabalhou em cooperativas e órgãos públicos em projetos relacionados ao planejamento de unidades e equipamentos escolares. Integrou a primeira gestão petista em São Paulo (1989-1992) como diretora do Departamento de Edificações da Secretaria de Serviços e Obras (EDIF), onde contribuiu para a implantação do Centro de Desenvolvimento de Equipamentos Urbanos e Comunitários. Após passagem pela Universidade Federal de São Carlos entre 1987 e 1993, faleceu em 1994 em acidente automobilístico.

História do arquivo

No ano de 2009, Cássia Buitoni recuperou parte deste acervo através de identificação e digitalização dos documentos para sua dissertação de mestrado “Mayumi Watanabe Souza Lima: a construção do espaço para educação”, disponibilizando o acervo usado na pesquisa de forma digital em CD. O acervo textual foi identificado pela equipe do CSBH em 2019.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Doação: Mário Watanabe de Souza Lima, 2005.

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

O acervo reúne documentos relacionados à formação e à trajetória profissional da titular, tais como histórico escolar, currículo, diplomas e certificados, além de textos, anotações, relatórios e registros fotográficos relacionados à atividade docente desenvolvida por Mayumi em faculdades de engenharia e arquitetura de Santos, São José dos Campos e São Carlos. Inclui inúmeros textos e relatórios de encontros e congressos das áreas de educação e arquitetura, e biblioteca pessoal com publicações dedicadas a estas temáticas. O acervo também contempla documentos referentes à atuação da titular em projetos educacionais, particularmente ao trabalho desenvolvido na Prefeitura de São Paulo, tais como registros fotográficos, textos, relatórios e projetos urbanísticos e pedagógicos. Por fim, inclui conjunto documental – reduzido em comparação ao conjunto do acervo – referente à atuação política da titular produzido entre os anos 1980 e 1990, tais como boletins de entidades de assessoria popular, textos sobre a Constituinte, circulares da Secretaria Sindical do PT, documentos de campanha de Clara Ant, publicações da Central Única dos Trabalhadores (CUT), entre outros.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de organização

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Público, mediante agendamento prévio.

Condiçoes de reprodução

Reprodução permitida, salvo em casos de direitos autorais.

Idioma do material

  • português

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

O CSBH não dispõe do equipamento necessário à reprodução de fitas em formato VHS para o acervo audiovisual, e também não possui equipamento para reprodução de fitas cassete do acervo sonoro.

Instrumentos de descrição

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Fundo Sérgio de Souza Lima disponível no acervo CSBH/FPA.

Descrições relacionadas

Zona das notas

Nota

Acervo em estado regular de conservação

Nota

Os documentos iconográficos não foram digitalizados, desta forma não estão disponíveis na base de dados do CSBH/FPA.
Para maiores informações sobre o acervo e sobre a arquiteta, ver dissertação de mestrado BUTTONI, Cássia Schroeder. Mayumi Watanabe Souza Lima: a construção do espaço para educação. 2009. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso - Locais

Pontos de acesso - Nomes

Pontos de acesso de gênero

Zona de controle da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Conselho Internacional de Arquivos. ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. 2a ed. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2000.

Datas de criação, revisão, eliminação

Descrição: agosto de 2009.
Revisão: abril de 2020.

Línguas e escritas

Fontes

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Gêneros relacionados

Locais relacionados