Fundo FMN - Fernando Mineiro

Identity area

Reference code

FMN

Title

Fernando Mineiro

Date(s)

  • 1982 - 1999 (Creation)

Level of description

Fundo

Extent and medium

Documentos textuais: 03 caixas/pastas (0,58 metros lineares).

Context area

Name of creator

Biographical history

Fernando Wanderley Vargas da Silva é natural de Curvelo/MG. Conhecido também como Mineiro, graduou-se em biologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em 1980. Transferiu-se para Natal/RN em 1975, onde ingressou na universidade e iniciou sua militância. Participou da reconstrução do Diretório Central dos Estudantes daquela instituição. Uma vez formado, exerceu atividade docente na rede pública e participou da fundação da CUT no estado. Foi membro da então Associação dos Professores do Rio Grande do Norte entre 1985 e 1988. Aderiu ao PT desde o início, tendo sido membro de sua Comissão Estadual Provisória. Entre 1988 e 2002 exerceu quatro mandatos consecutivos como vereador pelo PT em Natal/RN e, em 2002, elegeu-se deputado estadual. Assumiu a presidência do Diretório do PT do Rio Grande do Norte entre 2002 e 2005. Reeleito em 2006, 2010 e 2014 para o mandato como deputado estadual pelo PT. Em 2019, a convite da governadora Fátima Bezerra (PT), tomou posse na Secretaria de Gestão de Projetos e Articulação Institucional (Segai).

Archival history

Dado não disponível.

Immediate source of acquisition or transfer

Doação: Fernando Wanderley Vargas da Silva, 2009.

Content and structure area

Scope and content

O acervo reúne panfletos, folhetos e recortes de jornal referentes a campanhas do PT nas eleições de 1982, 1989 e 1994; cadernos de resoluções do PT e de tendências internas do partido produzidos nos anos 1980; e exemplares de órgãos de informação do PT tais como Jornal dos Trabalhadores, Boletim Nacional, PT Notícias e Brasil Agora, publicados entre 1982 e 1999. Inclui também materiais relativos ao 1º e 2º Congressos Nacionais do PT, realizados em 1991 e 1999; e cadernos relacionados a encontros setoriais do partido nas áreas de educação, transportes e sindical, realizados entre os anos 1980 e 1990. Destacam-se ainda publicações do Governo Paralelo sobre educação e desenvolvimento da região Nordeste; cadernos e folhetos editados pelo PT e por outras entidades dedicados a experiências do Partido na gestão de administrações municipal; e folhetos produzidos pelas administrações petistas de Angra dos Reis/RJ, Fortaleza/CE, Santo André/SP, Diadema/SP e Santos/SP, também publicados entre os anos 1980 e 1990. Por fim, inclui folheto editado pelo núcleo dos bancários do PT e boletim da Bancada do PT na Assembleia Legislativa do estado do Rio Grande do Sul, publicados nos anos 1980.

Appraisal, destruction and scheduling

Accruals

System of arrangement

Conditions of access and use area

Conditions governing access

Público, mediante agendamento prévio.

Conditions governing reproduction

Reprodução permitida, salvo em casos de direitos autorais.

Language of material

  • Portuguese

Script of material

Language and script notes

Physical characteristics and technical requirements

Finding aids

Allied materials area

Existence and location of originals

Existence and location of copies

Related units of description

Related descriptions

Notes area

Note

Acervo em bom estado de conservação

Alternative identifier(s)

Access points

Subject access points

Place access points

Name access points

Genre access points

Description control area

Description identifier

Institution identifier

Rules and/or conventions used

Conselho Internacional de Arquivos. ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. 2a ed. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2000.

Dates of creation revision deletion

Descrição: agosto de 2009.
Revisão: abril de 2020.

Language(s)

Sources

Accession area

Related subjects

Related people and organizations

Related genres

Related places