Zona de identificação
Código de referência
ETD
Título
Eduardo Tadeu
Data(s)
- 1985 - 1999 (Produção)
Nível de descrição
Fundo
Dimensão e suporte
Documentos textuais: 14 caixas (1,89 metros lineares).
Documentos iconográficos: 04 cartazes.
Documentos iconográficos: 04 cartazes.
Zona do contexto
Nome do produtor
História biográfica
Eduardo Tadeu Pereira é natural de São Paulo/SP. Bacharel em história pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 1986, obteve mestrado e doutorado pela Universidade Estadual de Campinas em 1999 e 2007. Atuou em movimentos de juventude na Zona Sul de São Paulo entre 1978 e 1982, quando apoiou candidaturas populares do MDB e aproximou-se do PT, ao qual se filiou em 1983. Em meados dos anos 1980 atuou no movimento de professores, tendo integrado a diretoria da CUT Regional Campinas entre 1988 e 1990. Foi membro da Fundação Nativo da Natividade (FNN) e Secretário de Formação Política do PT de São Paulo de 1991 a 1995. Assumiu a guarda de parte do arquivo histórico da FNN após seu fechamento no início dos anos 1990. Integrou a assessoria do deputado estadual Renato Simões entre 1995 e 1998 e o Diretório Nacional do PT entre 1999 e 2001. Realizou estágio no doutorado em Coimbra, com o prof. Boaventura de Sousa Santos, em 2003. Em 2004 foi eleito prefeito de Várzea Paulista/SP pelo PT, tendo sido reeleito em 2008. Foi presidente da Associação Brasileira de Municípios entre 2012 e 2018, da qual atualmente é Diretor Executivo. Atualmente é professor visitante na Unifesp, e se dedica à formação política da militância de esquerda.
Entidade detentora
História do arquivo
Acervo constituído a partir de doações sucessivas efetuadas pelo titular entre meados de 2004 e 2009.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Doação: Eduardo Tadeu Pereira, 2004-2009.
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
O acervo reúne documentos relacionados à questão educacional, principalmente de encontros de educação do PT em diferentes níveis, e documentos referentes à Associação dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo. Inclui também documentos relacionados à formação política, entre os quais se destacam cadernos subsidiários, fichas de inscrição, além de planos e relatórios elaborados por diferentes entidades como CUT, Núcleo 13 de Maio, Instituto Cajamar, Fundação Nativo da Natividade, Fundação Perseu Abramo, além do Diretório Nacional do PT e dos Diretórios Estaduais do partido em São Paulo e em Minas Gerais. Contemplam também documentos de tendências do PT tais como teses, resoluções e publicações periódicas e não periódicas, produzidas pela Articulação, Partido Revolucionário Comunista, Vertente Socialista, Nova Esquerda e, sobretudo, pelo Fórum do Interior, posteriormente Fórum Socialista. Por fim, inclui acervo referente a campanhas do PT nos anos 1980, à Constituinte, documentos dos diretórios municipais do PT em Campinas/SP e em Jundiaí/SP, além de boletins da Pastoral Operária de Campinas.
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de organização
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Público, mediante agendamento prévio.
Condiçoes de reprodução
reprodução permitida, salvo em casos de direitos autorais.
Idioma do material
- português
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Zona de documentação associada
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Zona das notas
Nota
Acervo em bom estado de conservação
Identificador(es) alternativo(s)
Pontos de acesso
Pontos de acesso - Assuntos
Pontos de acesso - Locais
Pontos de acesso - Nomes
- Eduardo Tadeu (Produtor)
Pontos de acesso de gênero
Zona de controle da descrição
Identificador da descrição
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
Conselho Internacional de Arquivos. ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. 2a ed. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2000.
Datas de criação, revisão, eliminação
Descrição: agosto de 2009.
Revisão: abril de 2020.
Revisão: abril de 2020.