Fundo DKR - Dainis Karepovs

Zona de identificação

Código de referência

DKR

Título

Dainis Karepovs

Data(s)

  • 1980 - 2002 (Produção)

Nível de descrição

Fundo

Dimensão e suporte

Documentos textuais: 80 caixas/pastas (10,80 metros lineares).
Documentos bibliográficos: 605 itens.
Documentos iconográficos: 05 cartazes e 09 adesivos.
Documentos audiovisuais: 16 DVDs.
Documentos sonoros: 43 CDs.
Documentos tridimensionais: 90 broches.
Documentos tridimensionais/têxteis: 01 camiseta.

Zona do contexto

Nome do produtor

História biográfica

Dainis Karepovs é natural de Santo André/SP. Formado em editoração pela Universidade de São Paulo, obteve os títulos de mestre e doutor em história pela mesma instituição e concluiu seu pós-doutorado em história na Universidade Estadual de Campinas. Filiou-se ao PT em 1981, época em que integrava a Organização Socialista Internacionalista (OSI). Nos anos 1980 atuou em núcleos do PT em Pinheiros e Perdizes. Participou também do movimento sindical, tendo sido membro do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo entre 1985 e 1987; ano em que se desligou da OSI. De 1987 a meados dos anos 1990, integrou as assessorias da deputada Clara Ant e do deputado Luiz Azevedo e dos vereadores Sérgio Rosa e Vicente Cândido na capital paulista – todos vinculados ao PT. Entre 1998 e 2006 assumiu a diretoria da Divisão de Arquivo Histórico da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), onde se aposentou em 2019. Foi coordenador do Centro Sérgio Buarque de Holanda da Fundação Perseu Abramo, entre 2007 e 2013, além de ter fundado em 1981 e presidido o Centro de Documentação do Movimento Operário Mário Pedrosa (Cemap) entre 1993-2013.

História do arquivo

O acervo foi constituído através de sucessivas doações efetuadas pelo titular entre 2007 e 2019. O restante do fundo pessoal do titular foi anteriormente doado ao Centro de Documentação Mário Pedrosa (CEMAP) e encontra-se hoje disponível à consulta no Centro de Documentação e Memória da UNESP (CEDEM). O conjunto reúne documentos acumulados pelo titular a respeito dos movimentos estudantis dos anos 1970; bem como sua biblioteca particular, dedicada, sobretudo à história da esquerda e do movimento operário no Brasil.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Doações sucessivas: Dainis Karepovs, 2007 - 2019.

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

O acervo contempla boletins do Instituto Cidadania, publicados entre 1999 e 2001, além de folhetos, boletins e ofícios produzidos por instâncias nacionais do PT, pelo seu Diretório Estadual em São Paulo, e pelo Diretório Municipal da capital paulista. Entre esses documentos, destacam-se os itens relacionados a campanhas eleitorais e encontros do Partido ocorridos nas décadas de 1980 e 1990. Entre os broches incluem-se aqueles referentes a campanhas reivindicatórias, particularmente de sindicatos de jornalistas e arquitetos e da Central Única dos Trabalhadores (CUT); à luta pelas Diretas Já e pela Constituinte; além de itens relativos às inúmeras candidaturas do PT apresentadas em campanhas eleitorais realizadas entre 1982 e 2002, com ênfase no período 1989-1994. O acervo bibliográfico possui cerca de 600 livros, com temáticas sobre história do Brasil contemporâneo e da América Latina. No acervo textual, destaque para os documentos sobre Mário Pedrosa.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de organização

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Público, mediante agendamento prévio.

Condiçoes de reprodução

reprodução permitida, salvo em casos de direitos autorais.

Idioma do material

  • português
  • francês
  • inglês
  • espanhol

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Coleção Dainis Karepovs disponível no Centro de Documentação do Movimento Operário Mário Pedrosa (CEMAP), atualmente sob a guarda do Centro de Documentação e Memória da UNESP (CEDEM).

Descrições relacionadas

Zona das notas

Nota

Acervo em bom estado de conservação

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso - Locais

Pontos de acesso - Nomes

Pontos de acesso de gênero

Zona de controle da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Conselho Internacional de Arquivos. ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. 2a ed. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2000.

Datas de criação, revisão, eliminação

Descrição: agosto de 2009.
Revisão: abril de 2020.

Línguas e escritas

Fontes

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Gêneros relacionados

Locais relacionados