Fundo DKR - Dainis Karepovs

Identity area

Reference code

DKR

Title

Dainis Karepovs

Date(s)

  • 1980 - 2002 (Creation)

Level of description

Fundo

Extent and medium

Documentos textuais: 80 caixas/pastas (10,80 metros lineares).
Documentos bibliográficos: 605 itens.
Documentos iconográficos: 05 cartazes e 09 adesivos.
Documentos audiovisuais: 16 DVDs.
Documentos sonoros: 43 CDs.
Documentos tridimensionais: 90 broches.
Documentos tridimensionais/têxteis: 01 camiseta.

Context area

Name of creator

Biographical history

Dainis Karepovs é natural de Santo André/SP. Formado em editoração pela Universidade de São Paulo, obteve os títulos de mestre e doutor em história pela mesma instituição e concluiu seu pós-doutorado em história na Universidade Estadual de Campinas. Filiou-se ao PT em 1981, época em que integrava a Organização Socialista Internacionalista (OSI). Nos anos 1980 atuou em núcleos do PT em Pinheiros e Perdizes. Participou também do movimento sindical, tendo sido membro do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo entre 1985 e 1987; ano em que se desligou da OSI. De 1987 a meados dos anos 1990, integrou as assessorias da deputada Clara Ant e do deputado Luiz Azevedo e dos vereadores Sérgio Rosa e Vicente Cândido na capital paulista – todos vinculados ao PT. Entre 1998 e 2006 assumiu a diretoria da Divisão de Arquivo Histórico da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), onde se aposentou em 2019. Foi coordenador do Centro Sérgio Buarque de Holanda da Fundação Perseu Abramo, entre 2007 e 2013, além de ter fundado em 1981 e presidido o Centro de Documentação do Movimento Operário Mário Pedrosa (Cemap) entre 1993-2013.

Archival history

O acervo foi constituído através de sucessivas doações efetuadas pelo titular entre 2007 e 2019. O restante do fundo pessoal do titular foi anteriormente doado ao Centro de Documentação Mário Pedrosa (CEMAP) e encontra-se hoje disponível à consulta no Centro de Documentação e Memória da UNESP (CEDEM). O conjunto reúne documentos acumulados pelo titular a respeito dos movimentos estudantis dos anos 1970; bem como sua biblioteca particular, dedicada, sobretudo à história da esquerda e do movimento operário no Brasil.

Immediate source of acquisition or transfer

Doações sucessivas: Dainis Karepovs, 2007 - 2019.

Content and structure area

Scope and content

O acervo contempla boletins do Instituto Cidadania, publicados entre 1999 e 2001, além de folhetos, boletins e ofícios produzidos por instâncias nacionais do PT, pelo seu Diretório Estadual em São Paulo, e pelo Diretório Municipal da capital paulista. Entre esses documentos, destacam-se os itens relacionados a campanhas eleitorais e encontros do Partido ocorridos nas décadas de 1980 e 1990. Entre os broches incluem-se aqueles referentes a campanhas reivindicatórias, particularmente de sindicatos de jornalistas e arquitetos e da Central Única dos Trabalhadores (CUT); à luta pelas Diretas Já e pela Constituinte; além de itens relativos às inúmeras candidaturas do PT apresentadas em campanhas eleitorais realizadas entre 1982 e 2002, com ênfase no período 1989-1994. O acervo bibliográfico possui cerca de 600 livros, com temáticas sobre história do Brasil contemporâneo e da América Latina. No acervo textual, destaque para os documentos sobre Mário Pedrosa.

Appraisal, destruction and scheduling

Accruals

System of arrangement

Conditions of access and use area

Conditions governing access

Público, mediante agendamento prévio.

Conditions governing reproduction

reprodução permitida, salvo em casos de direitos autorais.

Language of material

  • Portuguese
  • French
  • English
  • Spanish

Script of material

Language and script notes

Physical characteristics and technical requirements

Finding aids

Allied materials area

Existence and location of originals

Existence and location of copies

Related units of description

Coleção Dainis Karepovs disponível no Centro de Documentação do Movimento Operário Mário Pedrosa (CEMAP), atualmente sob a guarda do Centro de Documentação e Memória da UNESP (CEDEM).

Related descriptions

Notes area

Note

Acervo em bom estado de conservação

Alternative identifier(s)

Access points

Subject access points

Place access points

Name access points

Genre access points

Description control area

Description identifier

Institution identifier

Rules and/or conventions used

Conselho Internacional de Arquivos. ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. 2a ed. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2000.

Dates of creation revision deletion

Descrição: agosto de 2009.
Revisão: abril de 2020.

Language(s)

Sources

Accession area

Related subjects

Related people and organizations

Related genres

Related places