Fundo BVB - Beatriz Bargieri

Zona de identificação

Código de referência

BVB

Título

Beatriz Bargieri

Data(s)

  • 1974 - 2004 (Produção)

Nível de descrição

Fundo

Dimensão e suporte

Documentos textuais: 06 caixas/pastas (0,9 metros lineares).

Zona do contexto

Nome do produtor

História biográfica

Beatriz do Valle Bargieri é natural do Rio de Janeiro/RJ. Graduou-se em arquitetura pela então Universidade do Brasil em 1967, onde iniciou sua militância e aproximou-se da Ação Popular (AP). Mudou-se para São Paulo em 1969. Como integrante da direção regional da AP, foi presa em 1973. Libertada em 1975, envolveu-se com organizações feministas no movimento de mulheres, tendo integrado o jornal Brasil Mulher. Em 1978 participou da campanha de Geraldo Siqueira, eleito deputado pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Integrou o Partido dos Trabalhadores (PT) e a Central Única dos Trabalhadores (CUT) desde o início. No PT, foi fundadora da Comissão de Mulheres e coordenou as candidaturas de Clara Scharf e Rosalina Santa Cruz nas eleições de 1982 e 1986, respectivamente. Nas décadas de 1980 e 1990 participou de entidades de assessoria a prefeituras populares, como o Instituto de Políticas Públicas e o Instituto Pólis. Graduada em Direito em 1992, integrou a Procuradoria do município de Jandira no final dos anos 1990, sob gestão petista. Integrou em 2002 a assessoria da Comissão de Indenização pela tortura praticada por agentes do Estado de São Paulo contra presos políticos, passando, em 2005, à Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, como representante dos anistiados, onde permaneceu até o início de 2009.

História do arquivo

O acervo foi constituído a partir de doações efetuadas pela titular em 2005 e 2009. Parcela correspondente à atuação da titular no período anterior a 1973 foi apreendida pela polícia por ocasião de sua prisão, tendo sido extraviada.
Os documentos do movimento de mulheres/feminista foram doados ao CIM (Centro de Informação da Mulher).

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Doação: Beatriz do Valle Bargieri, 2005-2009.

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Reúne, basicamente, documentos produzidos entre os anos 1970 e 1990 pelo PT, por mandatos petistas e por movimentos sociais. Entre o conjunto documental referente ao PT encontram-se resoluções e circulares da Comissão Executiva Nacional Provisória, estatutos e programa do Partido; relatórios de planejamento, materiais de campanha de diferentes candidaturas; além de documentação relativa ao 1º Congresso do PT. Entre os documentos produzidos por mandatos do PT, destacam-se publicações de prefeituras referentes a temas como saneamento básico e planejamento urbano. No que se refere aos movimentos sociais, o acervo inclui relatórios, planos de trabalho, teses, resoluções, jornais e outras publicações produzidas por entidades ligadas a campanhas de defesa de direitos humanos e à Campanha pela Anistia; e aos movimentos estudantil, de mulheres e sindical. Inclui, por fim, exemplares do jornal Brasil Mulher, publicados no fim dos anos 1970 por militantes dos movimentos feministas.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de organização

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Público, mediante agendamento prévio.

Condiçoes de reprodução

reprodução permitida, salvo em casos de direitos autorais.

Idioma do material

  • português

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Zona das notas

Nota

Acervo em bom estado de conservação

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso - Locais

Pontos de acesso - Nomes

Pontos de acesso de gênero

Zona de controle da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Conselho Internacional de Arquivos. ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. 2a ed. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2000.

Datas de criação, revisão, eliminação

Descrição: agosto de 2009.
Revisão: abril de 2020.

Línguas e escritas

Fontes

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Gêneros relacionados

Locais relacionados