Fundo BVB - Beatriz Bargieri

Área de identidad

Código de referencia

BVB

Título

Beatriz Bargieri

Fecha(s)

  • 1974 - 2004 (Creación)

Nivel de descripción

Fundo

Volumen y soporte

Documentos textuais: 06 caixas/pastas (0,9 metros lineares).

Área de contexto

Nombre del productor

Historia biográfica

Beatriz do Valle Bargieri é natural do Rio de Janeiro/RJ. Graduou-se em arquitetura pela então Universidade do Brasil em 1967, onde iniciou sua militância e aproximou-se da Ação Popular (AP). Mudou-se para São Paulo em 1969. Como integrante da direção regional da AP, foi presa em 1973. Libertada em 1975, envolveu-se com organizações feministas no movimento de mulheres, tendo integrado o jornal Brasil Mulher. Em 1978 participou da campanha de Geraldo Siqueira, eleito deputado pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Integrou o Partido dos Trabalhadores (PT) e a Central Única dos Trabalhadores (CUT) desde o início. No PT, foi fundadora da Comissão de Mulheres e coordenou as candidaturas de Clara Scharf e Rosalina Santa Cruz nas eleições de 1982 e 1986, respectivamente. Nas décadas de 1980 e 1990 participou de entidades de assessoria a prefeituras populares, como o Instituto de Políticas Públicas e o Instituto Pólis. Graduada em Direito em 1992, integrou a Procuradoria do município de Jandira no final dos anos 1990, sob gestão petista. Integrou em 2002 a assessoria da Comissão de Indenização pela tortura praticada por agentes do Estado de São Paulo contra presos políticos, passando, em 2005, à Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, como representante dos anistiados, onde permaneceu até o início de 2009.

Historia archivística

O acervo foi constituído a partir de doações efetuadas pela titular em 2005 e 2009. Parcela correspondente à atuação da titular no período anterior a 1973 foi apreendida pela polícia por ocasião de sua prisão, tendo sido extraviada.
Os documentos do movimento de mulheres/feminista foram doados ao CIM (Centro de Informação da Mulher).

Origen del ingreso o transferencia

Doação: Beatriz do Valle Bargieri, 2005-2009.

Área de contenido y estructura

Alcance y contenido

Reúne, basicamente, documentos produzidos entre os anos 1970 e 1990 pelo PT, por mandatos petistas e por movimentos sociais. Entre o conjunto documental referente ao PT encontram-se resoluções e circulares da Comissão Executiva Nacional Provisória, estatutos e programa do Partido; relatórios de planejamento, materiais de campanha de diferentes candidaturas; além de documentação relativa ao 1º Congresso do PT. Entre os documentos produzidos por mandatos do PT, destacam-se publicações de prefeituras referentes a temas como saneamento básico e planejamento urbano. No que se refere aos movimentos sociais, o acervo inclui relatórios, planos de trabalho, teses, resoluções, jornais e outras publicações produzidas por entidades ligadas a campanhas de defesa de direitos humanos e à Campanha pela Anistia; e aos movimentos estudantil, de mulheres e sindical. Inclui, por fim, exemplares do jornal Brasil Mulher, publicados no fim dos anos 1970 por militantes dos movimentos feministas.

Valorización, destrucción y programación

Acumulaciones

Sistema de arreglo

Área de condiciones de acceso y uso

Condiciones de acceso

Público, mediante agendamento prévio.

Condiciones

reprodução permitida, salvo em casos de direitos autorais.

Idioma del material

  • portugués

Escritura del material

Notas sobre las lenguas y escrituras

Características físicas y requisitos técnicos

Instrumentos de descripción

Área de materiales relacionados

Existencia y localización de originales

Existencia y localización de copias

Unidades de descripción relacionadas

Descripciones relacionadas

Área de notas

Notas

Acervo em bom estado de conservação

Identificador/es alternativo(os)

Puntos de acceso

Puntos de acceso por materia

Puntos de acceso por lugar

Puntos de acceso por autoridad

Tipo de puntos de acceso

Área de control de la descripción

Identificador de la descripción

Identificador de la institución

Reglas y/o convenciones usadas

Conselho Internacional de Arquivos. ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. 2a ed. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2000.

Fechas de creación revisión eliminación

Descrição: agosto de 2009.
Revisão: abril de 2020.

Idioma(s)

Fuentes

Área de Ingreso

Materias relacionadas

Personas y organizaciones relacionadas

Tipos relacionados

Lugares relacionados