Fundo BVB - Beatriz Bargieri

Identificatie

referentie code

BVB

Titel

Beatriz Bargieri

Datum(s)

  • 1974 - 2004 (Vervaardig)

Beschrijvingsniveau

Fundo

Omvang en medium

Documentos textuais: 06 caixas/pastas (0,9 metros lineares).

Context

Naam van de archiefvormer

Biografie

Beatriz do Valle Bargieri é natural do Rio de Janeiro/RJ. Graduou-se em arquitetura pela então Universidade do Brasil em 1967, onde iniciou sua militância e aproximou-se da Ação Popular (AP). Mudou-se para São Paulo em 1969. Como integrante da direção regional da AP, foi presa em 1973. Libertada em 1975, envolveu-se com organizações feministas no movimento de mulheres, tendo integrado o jornal Brasil Mulher. Em 1978 participou da campanha de Geraldo Siqueira, eleito deputado pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Integrou o Partido dos Trabalhadores (PT) e a Central Única dos Trabalhadores (CUT) desde o início. No PT, foi fundadora da Comissão de Mulheres e coordenou as candidaturas de Clara Scharf e Rosalina Santa Cruz nas eleições de 1982 e 1986, respectivamente. Nas décadas de 1980 e 1990 participou de entidades de assessoria a prefeituras populares, como o Instituto de Políticas Públicas e o Instituto Pólis. Graduada em Direito em 1992, integrou a Procuradoria do município de Jandira no final dos anos 1990, sob gestão petista. Integrou em 2002 a assessoria da Comissão de Indenização pela tortura praticada por agentes do Estado de São Paulo contra presos políticos, passando, em 2005, à Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, como representante dos anistiados, onde permaneceu até o início de 2009.

Geschiedenis van het archief

O acervo foi constituído a partir de doações efetuadas pela titular em 2005 e 2009. Parcela correspondente à atuação da titular no período anterior a 1973 foi apreendida pela polícia por ocasião de sua prisão, tendo sido extraviada.
Os documentos do movimento de mulheres/feminista foram doados ao CIM (Centro de Informação da Mulher).

Directe bron van verwerving of overbrenging

Doação: Beatriz do Valle Bargieri, 2005-2009.

Inhoud en structuur

Bereik en inhoud

Reúne, basicamente, documentos produzidos entre os anos 1970 e 1990 pelo PT, por mandatos petistas e por movimentos sociais. Entre o conjunto documental referente ao PT encontram-se resoluções e circulares da Comissão Executiva Nacional Provisória, estatutos e programa do Partido; relatórios de planejamento, materiais de campanha de diferentes candidaturas; além de documentação relativa ao 1º Congresso do PT. Entre os documentos produzidos por mandatos do PT, destacam-se publicações de prefeituras referentes a temas como saneamento básico e planejamento urbano. No que se refere aos movimentos sociais, o acervo inclui relatórios, planos de trabalho, teses, resoluções, jornais e outras publicações produzidas por entidades ligadas a campanhas de defesa de direitos humanos e à Campanha pela Anistia; e aos movimentos estudantil, de mulheres e sindical. Inclui, por fim, exemplares do jornal Brasil Mulher, publicados no fim dos anos 1970 por militantes dos movimentos feministas.

Waardering, vernietiging en slectie

Aanvullingen

Ordeningstelsel

Voorwaarden voor toegang en gebruik

Voorwaarden voor raadpleging

Público, mediante agendamento prévio.

Voorwaarden voor reproductie

reprodução permitida, salvo em casos de direitos autorais.

Taal van het materiaal

  • Portugees

Schrift van het materiaal

Taal en schrift aantekeningen

Fysieke eigenschappen en technische eisen

Toegangen

Verwante materialen

Bestaan en verblifplaats van originelen

Bestaan en verblijfplaats van kopieën

Related units of description

Related descriptions

Aantekeningen

Aantekening

Acervo em bom estado de conservação

Alternative identifier(s)

Trefwoorden

Onderwerp trefwoord

Geografische trefwoorden

Naam ontsluitingsterm

Genre access points

Beschrijvingsbeheer

Identificatie van de beschrijving

Identificatiecode van de instelling

Toegepaste regels en/of conventies

Conselho Internacional de Arquivos. ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. 2a ed. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2000.

Verwijdering van datering archiefvorming

Descrição: agosto de 2009.
Revisão: abril de 2020.

Taal (talen)

Bronnen

Voorwaarden voor raadpleging en gebruik

Related subjects

Related people and organizations

Related genres

Related places