Fundo CKM - Ceici Kameyama

Zone d'identification

Cote

CKM

Titre

Ceici Kameyama

Date(s)

  • 1980 - 2006 (Production)

Niveau de description

Fundo

Étendue matérielle et support

Documentos textuais: 26 caixas (3,51 metros lineares).

Zone du contexte

Nom du producteur

Notice biographique

Ceici Kameyama é natural de Jataizinho/PR. Graduou-se em engenharia elétrica pela Universidade de São Paulo (USP) em 1964. Iniciou sua militância estudantil no Instituto Tecnológico da Aeronáutica nos anos 1960, onde ingressou na Organização Revolucionária Marxista-Política Operária (Polop). Transferindo-se para a USP, atuou junto ao movimento sindical e integrou a União Estadual dos Estudantes entre 1962 e 1963. Preso em 1971, dedicou-se após sua soltura em 1973, em conjunto com dois outros militantes do grupo, à reprodução de todo o arquivo da Polop em filme fotográfico, destruindo os originais por medida de segurança. Aderiu ao PT desde o início. Como membro da Polop, corrente que depois se diluiu no PT, aproximou-se da tendência Articulação. Assumiu a Secretaria de Abastecimento da primeira gestão petista em Diadema (1982-1985). Em 1988 foi um dos coordenadores da campanha do PT à prefeitura de São Paulo e, em 1992, aderiu à tendência Articulação de Esquerda. Integrou diretórios zonais do PT em São Paulo, além dos Diretórios Municipal e Estadual do partido, a assessoria de inúmeros mandatos petistas e ainda o Instituto de Políticas Públicas, instituído nos anos 1990 pelo PT. Desligou-se do partido em 2005 e hoje mantém atuação independente. É assessor técnico aposentado pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Histoire archivistique

Acervo composto a partir de doações sucessivas efetuadas pelo titular, predominantemente entre 2005 e 2008. O acervo da Organização de Combate Marxista Leninista-Política Operária (OCML-PO), que permaneceu sob sua guarda desde os anos 1960 e reflete parcialmente sua militância na organização, foi doado ao Centro de Documentação e Memória da UNESP em 2005 e encontra-se disponível à pesquisa naquela instituição sob a denominação Fundo Organização Revolucionária Marxista Política Operária (ORM-Polop), inicialmente adotada por aquele agrupamento.

Source immédiate d'acquisition ou de transfert

Doações sucessivas: Ceici Kameyama, 2005 - 2008 e 2018.

Zone du contenu et de la structure

Portée et contenu

No acervo encontram-se publicações periódicas, panfletos, folhetos e documentação interna (tais como relatórios, ofícios e circulares) produzidos pelo Diretório Distrital do PT de Santa Cecília e pelo Diretório Zonal do Centro, bem como pelo Diretório Estadual do PT em São Paulo e pelo Diretório Municipal da capital paulista. Inclui também jornais e documentos internos da tendência petista Articulação de Esquerda; panfletos, folhetos e boletins produzidos por movimentos sociais, sobretudo o movimento sindical; cadernos e boletins de mandatos executivos e legislativos do PT; além de documentos publicados por inúmeras organizações de esquerda, desde tendências internas do PT até outros partidos de esquerda e coletivos não legalizados como partidos.

Évaluation, élimination et calendrier de conservation

Accroissements

Mode de classement

Zone des conditions d'accès et d'utilisation

Conditions d’accès

Público, mediante agendamento prévio.

Conditions de reproduction

reprodução permitida, salvo em casos de direitos autorais.

Langue des documents

  • portugais

Écriture des documents

Notes sur la langue et l'écriture

Caractéristiques matérielle et contraintes techniques

Instruments de recherche

Zone des sources complémentaires

Existence et lieu de conservation des originaux

Existence et lieu de conservation des copies

Unités de description associées

Fundo Organização Revolucionária Marxista – Política Operária (ORM-Polop), disponível no Centro de Documentação e Memória da UNESP (CEDEM).

Descriptions associées

Zone des notes

Note

Acervo em bom estado conservação.

Identifiant(s) alternatif(s)

Mots-clés

Mots-clés - Sujets

Mots-clés - Lieux

Mots-clés - Noms

Mots-clés - Genre

Zone du contrôle de la description

Identifiant de la description

Identifiant du service d'archives

Règles et/ou conventions utilisées

Conselho Internacional de Arquivos. ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. 2a ed. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2000.

Dates de production, de révision, de suppression

Descrição: agosto de 2009.
Revisão: abril de 2020.

Langue(s)

Sources

Zone des entrées

Sujets associés

Personnes et organismes associés

Genres associés

Lieux associés