Fundo CKM - Ceici Kameyama

Área de identidad

Código de referencia

CKM

Título

Ceici Kameyama

Fecha(s)

  • 1980 - 2006 (Creación)

Nivel de descripción

Fundo

Volumen y soporte

Documentos textuais: 26 caixas (3,51 metros lineares).

Área de contexto

Nombre del productor

Historia biográfica

Ceici Kameyama é natural de Jataizinho/PR. Graduou-se em engenharia elétrica pela Universidade de São Paulo (USP) em 1964. Iniciou sua militância estudantil no Instituto Tecnológico da Aeronáutica nos anos 1960, onde ingressou na Organização Revolucionária Marxista-Política Operária (Polop). Transferindo-se para a USP, atuou junto ao movimento sindical e integrou a União Estadual dos Estudantes entre 1962 e 1963. Preso em 1971, dedicou-se após sua soltura em 1973, em conjunto com dois outros militantes do grupo, à reprodução de todo o arquivo da Polop em filme fotográfico, destruindo os originais por medida de segurança. Aderiu ao PT desde o início. Como membro da Polop, corrente que depois se diluiu no PT, aproximou-se da tendência Articulação. Assumiu a Secretaria de Abastecimento da primeira gestão petista em Diadema (1982-1985). Em 1988 foi um dos coordenadores da campanha do PT à prefeitura de São Paulo e, em 1992, aderiu à tendência Articulação de Esquerda. Integrou diretórios zonais do PT em São Paulo, além dos Diretórios Municipal e Estadual do partido, a assessoria de inúmeros mandatos petistas e ainda o Instituto de Políticas Públicas, instituído nos anos 1990 pelo PT. Desligou-se do partido em 2005 e hoje mantém atuação independente. É assessor técnico aposentado pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Historia archivística

Acervo composto a partir de doações sucessivas efetuadas pelo titular, predominantemente entre 2005 e 2008. O acervo da Organização de Combate Marxista Leninista-Política Operária (OCML-PO), que permaneceu sob sua guarda desde os anos 1960 e reflete parcialmente sua militância na organização, foi doado ao Centro de Documentação e Memória da UNESP em 2005 e encontra-se disponível à pesquisa naquela instituição sob a denominação Fundo Organização Revolucionária Marxista Política Operária (ORM-Polop), inicialmente adotada por aquele agrupamento.

Origen del ingreso o transferencia

Doações sucessivas: Ceici Kameyama, 2005 - 2008 e 2018.

Área de contenido y estructura

Alcance y contenido

No acervo encontram-se publicações periódicas, panfletos, folhetos e documentação interna (tais como relatórios, ofícios e circulares) produzidos pelo Diretório Distrital do PT de Santa Cecília e pelo Diretório Zonal do Centro, bem como pelo Diretório Estadual do PT em São Paulo e pelo Diretório Municipal da capital paulista. Inclui também jornais e documentos internos da tendência petista Articulação de Esquerda; panfletos, folhetos e boletins produzidos por movimentos sociais, sobretudo o movimento sindical; cadernos e boletins de mandatos executivos e legislativos do PT; além de documentos publicados por inúmeras organizações de esquerda, desde tendências internas do PT até outros partidos de esquerda e coletivos não legalizados como partidos.

Valorización, destrucción y programación

Acumulaciones

Sistema de arreglo

Área de condiciones de acceso y uso

Condiciones de acceso

Público, mediante agendamento prévio.

Condiciones

reprodução permitida, salvo em casos de direitos autorais.

Idioma del material

  • portugués

Escritura del material

Notas sobre las lenguas y escrituras

Características físicas y requisitos técnicos

Instrumentos de descripción

Área de materiales relacionados

Existencia y localización de originales

Existencia y localización de copias

Unidades de descripción relacionadas

Fundo Organização Revolucionária Marxista – Política Operária (ORM-Polop), disponível no Centro de Documentação e Memória da UNESP (CEDEM).

Descripciones relacionadas

Área de notas

Notas

Acervo em bom estado conservação.

Identificador/es alternativo(os)

Puntos de acceso

Puntos de acceso por materia

Puntos de acceso por lugar

Puntos de acceso por autoridad

Tipo de puntos de acceso

Área de control de la descripción

Identificador de la descripción

Identificador de la institución

Reglas y/o convenciones usadas

Conselho Internacional de Arquivos. ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. 2a ed. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2000.

Fechas de creación revisión eliminación

Descrição: agosto de 2009.
Revisão: abril de 2020.

Idioma(s)

Fuentes

Área de Ingreso

Materias relacionadas

Personas y organizaciones relacionadas

Tipos relacionados

Lugares relacionados